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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65436

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Ariane Carla Campos de-
dc.contributor.authorSANTOS, Paulo Ricardo de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-26T12:25:18Z-
dc.date.available2025-08-26T12:25:18Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationSOUZA SANTOS, Paulo Ricardo de. Elementos químicos do grupo representativo: um olhar sobre a formação docente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65436-
dc.description.abstractOs elementos químicos representativos são fundamentais para a compreensão das propriedades e reações químicas, sendo essenciais para diversas aplicações científicas e tecnológicas. Contudo, a apresentação e mediação de características químicas e físico-químicas de tais elementos, no ensino superior, muitas vezes é tangenciada por abordagens predominantemente descontextualizadas e focadas na memorização. Assim, a presente pesquisa buscou analisar como essa temática é abordada na seção “Elementos Químicos” da Revista Química Nova na Escola (QNEsc) e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciaturas em Química de Universidades Federais do Brasil. A pesquisa, de natureza exploratória e aplicada, empregou cienciometria para análise quantitativa e análise de conteúdo para interpretar dados de artigos da QNEsc e ementas de 45 Universidades Federais. Os resultados mostraram que o tópico “Propriedades dos Elementos Químicos” é mais frequente nas ementas relacionadas aos Elementos Representativos. As disciplinas que abordam os elementos representativos apresentam nomenclaturas diversas, devido a autonomia institucional, com a “Química Inorgânica 1” sendo a escolha mais frequente. Além disso, observou-se que as ementas apresentam forte correlação com sumários de livros clássicos de Química Inorgânica, sendo a obra de Shriver e Atkins a mais correlacionada. Ao analisar os artigos da QNEsc, observou-se uma estrutura similar, revelando uma significativa aproximação entre os tópicos abordados nos artigos e nas ementas. Tópicos como “propriedades físico-químicas”, “obtenção” e “aplicações” foram recorrentes nos artigos, evidenciando o potencial contextualizador da revista para a formação dos futuros professores de Química. Desta forma, esta pesquisa consegue mostrar que durante a formação docente em Química, é possível integrar entre teoria e prática favorecendo um ensino mais contextualizado dos elementos representativos. A pesquisa destaca ainda que a revista QNEsc é um recurso valioso para enriquecer essa formação inicial e promover a contextualização. Conclui-se que é essencial a necessidade de currículos mais dinâmicos, que integrem abordagens interdisciplinares e contextualizadas, preparando os futuros docentes não apenas para o domínio do conteúdo, mas também para sua aplicação reflexiva e socialmente relevante no ensino de Química.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectElementos representativospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectQuímica nova na escolapt_BR
dc.subjectPPCspt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleElementos químicos do grupo representativo: um olhar sobre a formação docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764204807506356pt_BR
dc.description.abstractxRepresentative chemical elements are fundamental for understanding chemical and physicochemical properties and reactions, being crucial to various scientific and technological applications. However, in higher education, the presentation and mediation of elements properties are often approached in a decontextualized manner, and primarily focused on memorization. Thus, the present research aimed to analyze how this subject is addressed in the “Chemical Elements” section of the scientific magazine Química Nova na Escola (QNEsc) and in the Pedagogical Course Projects (PPCs) of Chemistry teaching degrees at Brazilian Federal Universities. This exploratory and applied research employed scientometric methods for quantitative analysis and content analysis to interpret data from QNEsc articles and course syllabus from 45 Federal Universities. The results indicated that the topic “Properties of Chemical Elements” appears more frequently in syllabus related to Representative Elements. Courses addressing these elements vary in nomenclature due to institutional autonomy, with “Inorganic Chemistry I” being the most commonly used title. Furthermore, syllabus showed a strong alignment with classic Inorganic Chemistry textbooks, with the work of Shriver and Atkins being the most frequently referenced. The analysis of QNEsc articles revealed a similar structure, indicating a significant convergence between the topics discussed in the articles and those found in course syllabus. Themes such as "physicochemical properties”, “extraction”, and “applications” were recurrent in the articles, highlighting the scientific magazine's potential as a contextualizing tool for the training of future Chemistry teachers. In this way, the research demonstrates that, during teacher education in Chemistry, it is possible to integrate theory and practice, promoting a more contextualized teaching approach to representative elements. The research underscores the value of the QNEsc scientific magazine as a resource to enrich initial teacher training and to foster scientific literacy. It concludes that the need for more dynamic curriculum that integrate interdisciplinary and contextualized approaches, preparing future teachers not only for content mastery but also for its reflective and socially relevant application in Chemistry teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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