Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65425

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fredson Pereira da-
dc.contributor.authorSILVA, Thayane Cristina da-
dc.date.accessioned2025-08-25T21:12:29Z-
dc.date.available2025-08-25T21:12:29Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Thayane Cristina da. Educação ambiental e agroecologia: desafios e possibilidades para a formação de uma consciência socioambiental nas escolas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65425-
dc.description.abstractEm busca de constituir novos aprendizados, diante do agravamento das crises ambientais e sociais que assolam o planeta, como o desmatamento, as mudanças climáticas, a contaminação de recursos naturais e o aumento das desigualdades, torna-se evidente que o modelo de desenvolvimento baseado na exploração desenfreada da natureza e na lógica do lucro a qualquer custo está em colapso. Essa realidade exige não apenas ajustes pontuais, mas uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com o meio ambiente, com a coletividade e com os processos de produção e consumo. Nesse cenário, a educação ambiental se destaca como uma ferramenta estratégica e transformadora, pois vai além da simples transmissão de conhecimentos, ela propõe à reflexão crítica, ao reconhecimento dos conflitos socioambientais e à busca por práticas sustentáveis. O presente trabalho traz como objetivo geral analisar as possibilidades e os desafios da inserção da Agroecologia como prática pedagógica no âmbito da Educação Ambiental nas escolas, visando à formação de uma consciência socioambiental crítica. Para isso, buscou-se compreender os fundamentos teóricos de ambas as áreas, identificar diretrizes e políticas públicas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletir sobre as principais dificuldades pedagógicas no processo de implementação. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter exploratório e documental, ancorada em autores como Gil (2008), Minayo (2015) e Bardin (2016), e utilizou como base documentos oficiais, relatos de experiências e estudos de caso. As análises revelaram que práticas como hortas escolares e compostagem possibilitam integrar teoria e vivência concreta, fortalecendo vínculos entre escola, território e natureza. No entanto, desafios como a falta de formação continuada, a escassez de recursos e o currículo fragmentado dificultam essa integração. A pesquisa reforça que a Agroecologia, por sua natureza interdisciplinar, tem potencial transformador e pode ser ferramenta estratégica para promover justiça socioambiental, valorização dos saberes locais e uma educação crítica e emancipadora. Assim, sua inserção no cotidiano escolar é não apenas necessária, mas urgente diante das crises ambientais e sociais atuais.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTransformadorapt_BR
dc.titleEducação ambiental e agroecologia : desafios e possibilidades para a formação de uma consciência socioambiental nas escolaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8896839059139110pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAYANE CRISTINA DA SILVA.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons