Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65425
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Fredson Pereira da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thayane Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T21:12:29Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T21:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thayane Cristina da. Educação ambiental e agroecologia: desafios e possibilidades para a formação de uma consciência socioambiental nas escolas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65425 | - |
dc.description.abstract | Em busca de constituir novos aprendizados, diante do agravamento das crises ambientais e sociais que assolam o planeta, como o desmatamento, as mudanças climáticas, a contaminação de recursos naturais e o aumento das desigualdades, torna-se evidente que o modelo de desenvolvimento baseado na exploração desenfreada da natureza e na lógica do lucro a qualquer custo está em colapso. Essa realidade exige não apenas ajustes pontuais, mas uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com o meio ambiente, com a coletividade e com os processos de produção e consumo. Nesse cenário, a educação ambiental se destaca como uma ferramenta estratégica e transformadora, pois vai além da simples transmissão de conhecimentos, ela propõe à reflexão crítica, ao reconhecimento dos conflitos socioambientais e à busca por práticas sustentáveis. O presente trabalho traz como objetivo geral analisar as possibilidades e os desafios da inserção da Agroecologia como prática pedagógica no âmbito da Educação Ambiental nas escolas, visando à formação de uma consciência socioambiental crítica. Para isso, buscou-se compreender os fundamentos teóricos de ambas as áreas, identificar diretrizes e políticas públicas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletir sobre as principais dificuldades pedagógicas no processo de implementação. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter exploratório e documental, ancorada em autores como Gil (2008), Minayo (2015) e Bardin (2016), e utilizou como base documentos oficiais, relatos de experiências e estudos de caso. As análises revelaram que práticas como hortas escolares e compostagem possibilitam integrar teoria e vivência concreta, fortalecendo vínculos entre escola, território e natureza. No entanto, desafios como a falta de formação continuada, a escassez de recursos e o currículo fragmentado dificultam essa integração. A pesquisa reforça que a Agroecologia, por sua natureza interdisciplinar, tem potencial transformador e pode ser ferramenta estratégica para promover justiça socioambiental, valorização dos saberes locais e uma educação crítica e emancipadora. Assim, sua inserção no cotidiano escolar é não apenas necessária, mas urgente diante das crises ambientais e sociais atuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Transformadora | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e agroecologia : desafios e possibilidades para a formação de uma consciência socioambiental nas escolas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8896839059139110 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC THAYANE CRISTINA DA SILVA.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons