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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPaes Neto, Pedro Pinheiros-
dc.contributor.authorCandido, Wendel Juan de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-08-25T20:15:10Z-
dc.date.available2025-08-25T20:15:10Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationCANDIDO, / Wendel Juan de Albuquerque. O efeito de uma intervenção com atividades recreativas sobre a aptidão física de crianças com idade entre 8 e 12 anos. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65422-
dc.description.abstractIntrodução: Educação Física (EF) é um componente essencial do currículo escolar para o desenvolvimento físico e mental das crianças. A geração atual demonstra um crescente interesse em dedicar seu tempo de lazer e horas livres a jogos, diversões e brincadeiras passivas, o que tem resultado em baixa participação em programas de exercícios físicos e esportes organizados e não organizados. A prática atividade física regular é associada à melhoria na capacidade cognitiva, no controle do seu peso corporal e no desenvolvimento de habilidades motoras essenciais para a vida. Métodos: Este estudo experimental teve como objetivo estabelecer relações causais e de efeito em crianças de 8 a 12 anos, utilizando uma abordagem quantitativa. A intervenção envolveu atividades recreativas, com duas sessões por semana, durante 8 semanas, envolvendo 66 crianças, sendo 33 no grupo experimental e 33 no grupo controle. Resultados e Discussão: Os resultados enfatizaram a importância das atividades recreativas como uma intervenção eficaz para melhorar a atividade física em crianças da faixa etária. Atividades físicas organizadas e regulares podem melhorar significativamente vários componentes. Melhorias consistentes foram observadas na força explosiva, estabilidade abdominal e agilidade, bem como na flexibilidade, salto horizontal, IMC e peso. Considerações finais: O programa de atividades recreativas é eficaz na promoção da aptidão física infantil, possibilitando ser incorporada no currículo escolar. Intervenções com esse perfil podem contribuir para o desenvolvimento motor, controle do peso corporal e hábitos de vida.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectatividades recreativas; aptidão física; atividade física; criança.pt_BR
dc.titleO EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO COM ATIVIDADES RECREATIVAS SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 8 E 12 ANOSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVieira, Gilberto Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7996385232246752pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Physical Education (PE) is an essential component of the school curriculum for children's physical and mental development. The current generation shows an increasing interest in devoting their leisure time and free hours to games, amusements and passive play, which has resulted in low participation in organized and unorganized physical exercise programs and sports. Regular Physical Activity practice is associated with improved cognitive ability, control of body weight and the development of motor skills essential for life. Methods: This experimental study aimed to establish causal and effect relationships in children aged 8 to 12, using a quantitative approach. The intervention involved recreational activities, with two sessions a week, for 8 weeks, involving 66 children, 33 in the experimental group and 33 in the control group. Results and Discussion: The results emphasized the importance of recreational activities as an effective intervention to improve physical activity in children of this age group. Organized and regular physical activities can significantly improve several components. Consistent improvements were observed in explosive strength, abdominal stability and agility, as well as in flexibility, horizontal jump, BMI and weight. Final considerations: The recreational activities program is effective in promoting children's physical fitness and can be incorporated into the school curriculum. Interventions with this profile can contribute to motor development, body weight control and lifestyle habits.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190633630436858pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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