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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377
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Título : | Uso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA. |
Autor : | SILVA, Leandro Manoel da |
Palabras clave : | Ensino de química; Forças intermoleculares; Atividade investigativa |
Fecha de publicación : | 6-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Leandro Manoel da. Uso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2025. |
Resumen : | A temática forças intermoleculares no ensino de química com o uso de atividade investigativa é fundamental para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação básica quanto no nível superior de ensino. Portanto, a presente pesquisa visou investigar a associação entre os conceitos de forças intermoleculares e propriedades físicas a partir de uma atividade investigativa envolvendo a produção de difusores com essências diversas. Discentes que estavam cursando a disciplina de Química Inorgânica I participaram da presente pesquisa. No percurso metodológico empregou a análise qualitativa. Trata-se de uma abordagem metodologica que engloba vários aspectos e através da mesma podemos compreender características e perspectivas do pensamento dos participantes envolvidos na pesquisa. O método de Análise de Conteúdo foi utilizado para avaliar os dados coletados. Com os resultados obtidos foi possível identificar algumas dificuldades de aprendizagem do conteúdo de forças intermoleculares entre alunos de licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Agreste Pernambucano. Algumas dessas dificuldades de aprendizagem estão que embora os discentes consigam apresentar os tipos de forças intermoleculares e suas correlações nas intensidades das propriedades físicas das essências utilizadas, há muitas lacunas relativas ao uso da notação matemática para indicar a ordem crescente de propriedades físicas, tais como, solubilidade e viscosidade. A importância do uso da atividade investigativa para o ensino do conteúdo das forças intermoleculares foi indicada como promissora pelos discentes envolvidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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