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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Ariane Carla Campos de-
dc.contributor.authorSILVA, Leandro Manoel da-
dc.date.accessioned2025-08-25T13:18:22Z-
dc.date.available2025-08-25T13:18:22Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Manoel da. Uso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377-
dc.description.abstractA temática forças intermoleculares no ensino de química com o uso de atividade investigativa é fundamental para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação básica quanto no nível superior de ensino. Portanto, a presente pesquisa visou investigar a associação entre os conceitos de forças intermoleculares e propriedades físicas a partir de uma atividade investigativa envolvendo a produção de difusores com essências diversas. Discentes que estavam cursando a disciplina de Química Inorgânica I participaram da presente pesquisa. No percurso metodológico empregou a análise qualitativa. Trata-se de uma abordagem metodologica que engloba vários aspectos e através da mesma podemos compreender características e perspectivas do pensamento dos participantes envolvidos na pesquisa. O método de Análise de Conteúdo foi utilizado para avaliar os dados coletados. Com os resultados obtidos foi possível identificar algumas dificuldades de aprendizagem do conteúdo de forças intermoleculares entre alunos de licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Agreste Pernambucano. Algumas dessas dificuldades de aprendizagem estão que embora os discentes consigam apresentar os tipos de forças intermoleculares e suas correlações nas intensidades das propriedades físicas das essências utilizadas, há muitas lacunas relativas ao uso da notação matemática para indicar a ordem crescente de propriedades físicas, tais como, solubilidade e viscosidade. A importância do uso da atividade investigativa para o ensino do conteúdo das forças intermoleculares foi indicada como promissora pelos discentes envolvidos.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectForças intermolecularespt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.titleUso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6993449394586623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764204807506356pt_BR
dc.description.abstractxThe topic of intermolecular forces in chemistry education, using investigative activities, is essential to support the teaching and learning process, both in basic education and at the higher education level. Therefore, this research aimed to investigate the association between the concepts of intermolecular forces and physical properties through an investigative activity involving the production of diffusers with different essences. Students enrolled in Inorganic Chemistry I participated in this research. The methodological approach employed qualitative analysis. This methodological approach encompasses several aspects, and through it, we can understand the characteristics and perspectives of the participants' thinking. Content Analysis was used to evaluate the data collected. The results identified some learning difficulties regarding intermolecular forces among undergraduate chemistry students at a public university in the Agreste region of Pernambuco. Some of these learning difficulties are that although students can demonstrate the types of intermolecular forces and their correlations with the intensities of the physical properties of the essences used, there are many gaps in the use of mathematical notation to indicate the increasing order of physical properties, such as solubility and viscosity. The importance of using investigative activities to teach the content of intermolecular forces was indicated as promising by the students involved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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