Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Ariane Carla Campos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leandro Manoel da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T13:18:22Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T13:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandro Manoel da. Uso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65377 | - |
dc.description.abstract | A temática forças intermoleculares no ensino de química com o uso de atividade investigativa é fundamental para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação básica quanto no nível superior de ensino. Portanto, a presente pesquisa visou investigar a associação entre os conceitos de forças intermoleculares e propriedades físicas a partir de uma atividade investigativa envolvendo a produção de difusores com essências diversas. Discentes que estavam cursando a disciplina de Química Inorgânica I participaram da presente pesquisa. No percurso metodológico empregou a análise qualitativa. Trata-se de uma abordagem metodologica que engloba vários aspectos e através da mesma podemos compreender características e perspectivas do pensamento dos participantes envolvidos na pesquisa. O método de Análise de Conteúdo foi utilizado para avaliar os dados coletados. Com os resultados obtidos foi possível identificar algumas dificuldades de aprendizagem do conteúdo de forças intermoleculares entre alunos de licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Agreste Pernambucano. Algumas dessas dificuldades de aprendizagem estão que embora os discentes consigam apresentar os tipos de forças intermoleculares e suas correlações nas intensidades das propriedades físicas das essências utilizadas, há muitas lacunas relativas ao uso da notação matemática para indicar a ordem crescente de propriedades físicas, tais como, solubilidade e viscosidade. A importância do uso da atividade investigativa para o ensino do conteúdo das forças intermoleculares foi indicada como promissora pelos discentes envolvidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Forças intermoleculares | pt_BR |
dc.subject | Atividade investigativa | pt_BR |
dc.title | Uso de essências aromatizantes no ensino de forças intermoleculares no curso de química UFPE-CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6993449394586623 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7764204807506356 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The topic of intermolecular forces in chemistry education, using investigative activities, is essential to support the teaching and learning process, both in basic education and at the higher education level. Therefore, this research aimed to investigate the association between the concepts of intermolecular forces and physical properties through an investigative activity involving the production of diffusers with different essences. Students enrolled in Inorganic Chemistry I participated in this research. The methodological approach employed qualitative analysis. This methodological approach encompasses several aspects, and through it, we can understand the characteristics and perspectives of the participants' thinking. Content Analysis was used to evaluate the data collected. The results identified some learning difficulties regarding intermolecular forces among undergraduate chemistry students at a public university in the Agreste region of Pernambuco. Some of these learning difficulties are that although students can demonstrate the types of intermolecular forces and their correlations with the intensities of the physical properties of the essences used, there are many gaps in the use of mathematical notation to indicate the increasing order of physical properties, such as solubility and viscosity. The importance of using investigative activities to teach the content of intermolecular forces was indicated as promising by the students involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leandro Manoel da Silva.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons