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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65373

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Janete Maria Lins de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Danielle de Farias Tavares-
dc.date.accessioned2025-08-25T13:09:36Z-
dc.date.available2025-08-25T13:09:36Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Danielle de Farias Tavares. Políticas de ações afirmativas na Educação : uma análise a partir de práticas Inclusivas do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65373-
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se no debate nacional sobre a política de ações afirmativas direcionadas aos estudantes de instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo da pesquisa foi investigar a política voltada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs), analisando sua materialização no Instituto Federal do estado de Pernambuco. As categorias teóricas utilizadas na pesquisa - quais sejam: ações afirmativas, acesso à educação, desigualdades sociais e diversidade - foram tratadas a partir de revisão da literatura, privilegiando contribuições de autores vinculados a uma perspectiva histórico-crítica. Como caminho metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa integrada ao método de Análise Crítica do Discurso-ACD (Fairclough, 2001), em diálogo com as formulações sobre os estudos de políticas educacionais de Stephen Ball, e de Mainardes e Gandin (2013). Neste sentido, elementos da ACD, em diálogo com elementos da abordagem do ciclo das políticas e seus contextos, permitiram fundamentar o modelo tridimensional cíclico de análise. Num plano mais geral, reconstruiu-se aspectos históricos tanto da origem e desenvolvimento das ações afirmativas em nossa sociedade, como relativos aos IFs, em particular, ao IFPE, procurando situar os contextos de influência que possibilitaram as ações afirmativas mais recentes. De modo semelhante, procurou-se sistematizar a estrutura e dinâmica da instituição em investigação, com vistas a apresentar o espaço de desenvolvimento da política. A produção de dados empíricos envolveu a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a sujeitos-agentes propositores e/ou executores das ações afirmativas no âmbito do IFPE, e com estudantes beneficiários. Os trabalhos de campo envolveram também o levantamento e exame de documentos nacionais e os específicos do IFPE, que têm regulamentado e regulado as decisões e ações em foco. As análises realizadas, dentre outras constatações, evidenciaram o pioneirismo do IFPE, no sentido de que estabeleceu programas e projetos mesmo antes das definições da política nacional, bem como a existência de uma estrutura física e organizacional destinada à materialização das ações, ainda que sua utilização apresente problemas, sobretudo em face da carência de pessoal e de problemas de escassez de financiamento. Observou-se a tendência de se considerar quase que sinônimos as ações afirmativas e as políticas de cotas voltados ao acesso dos estudantes à educação, apesar do desenvolvimento de programas e projetos voltados à permanência. O exame dos discursos veio indicando a necessidade de fortalecer as ações afirmativas, bem como sua definição no âmbito da educação técnica e tecnológica, de modo a promover uma melhor compreensão sobre suas finalidades e contribuições. Observou-se, ainda, a necessidade de se favorecer o reconhecimento dos atores sociais envolvidos com a materialização das práticas inclusivas dentro da instituição investigada, considerando que são eles os principais responsáveis pela construção de uma educação sob um fazer coletivo, inclusivo, democrático e não menos educativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectAcesso e Permanência na Educaçãopt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectIFPE.pt_BR
dc.titlePolíticas de ações afirmativas na Educação : uma análise a partir de práticas Inclusivas do Instituto Federal de Pernambuco - IFPEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0822460673888970pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2766463108709023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe work is linked to the national debate on the policy of affirmative actions directed to students of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFEs), investigating its materialization in the Institute of the state of Pernambuco. The theoretical categories used in the research - namely: affirmative action, access to education, social inequalities and diversity - were treated based on a literature review, privileging authors from the historical- critical perspective. The qualitative approach integrated with the Critical Discourse Analysis (CDA) method (Fairclough, 2001) was used, in dialogue with the formulations on educational policy studies by Stephen Ball, and Mainardes and Gandin (2013). Elements of the CDA and the approach to the policy cycle and its contexts allowed the foundation of the three-dimensional cyclical model of analysis. Historical aspects of the origin and development of affirmative action in our society, and of the Federal Institutes, were reconstructed, seeking to situate the contexts of influence that made the most recent affirmative actions possible. Similarly, we sought to systematize the structure and dynamics of the institution under investigation, with a view to presenting the space for the development of the policy. The production of empirical data involved the application of questionnaires and semi-structured interviews with subjects-agents proposing and/or executing affirmative actions within the scope of IFPE, and with beneficiary students. The fieldwork also involved the survey and examination of national documents and those specific to the IFPE, which have regulated and regulated the decisions and actions in focus. The analyses, among other findings, showed the pioneering spirit of the IFPE in the establishment of programs and projects before the national policy, and the existence of a physical and organizational structure for the materialization of the actions, even though its use presents problems, such as lack of personnel and scarcity of funding. There was a tendency to consider affirmative action and quota policies aimed at students' access to education almost synonymous, despite the development of programs and projects aimed at permanence. The examination of the discourses has indicated the need to strengthen affirmative actions, as well as their definition in the scope of technical and technological education, in order to promote a better understanding of their purposes. It was also observed the need to recognize the actors involved with the materialization of inclusive practices within the investigated institution, considering that they are the main responsible for the construction of an education under a collective, inclusive and democratic practice.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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