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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65337

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Título: Gestão da criatividade na administração pública : um estudo sobre práticas e desafios em uma instituição de ensino superior federal
Autor(es): BARBOSA, Suzane Silva de Sousa
Palavras-chave: Gestão da criatividade; Prática; Serviços públicos
Data do documento: 29-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Suzane Silva de Sousa. Gestão da criatividade na administração pública : um estudo sobre práticas e desafios em uma instituição de ensino superior federal. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Com o avanço dos estudos sobre organizações, temas como criatividade e inovação ganharam destaque, sendo a criatividade considerada um elemento central para as organizações e uma condição essencial para a inovação. A criatividade pode ser aplicada por indivíduos, organizações e governos, gerando benefícios para a sociedade. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar como a gestão da criatividade se manifesta, na prática, no serviço público, considerando a inter-relação entre indivíduos, liderança e cultura. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, teve como objeto empírico a Universidade Federal de Roraima. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 16 líderes de setores estratégicos, e a análise dos dados foi conduzida por técnicas de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram esforços para promover a criatividade dentro da instituição, apesar de variáveis restritivas como cultura, pessoas, legislação e recursos, bem como a presença de variáveis intensificadoras, como o trabalho em equipe, o apoio institucional e o desenvolvimento de pessoas e competências. Observou-se também a existência de servidores com características criativas, líderes criativos e uma cultura com grande potencial para a criatividade e a inovação, mesmo diante de fatores que podem dificultar seu pleno desenvolvimento. Conclui-se que, apesar das iniciativas criativas, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a gestão da criatividade se torne um modelo amplamente adotado e eficaz, verdadeiramente incorporado à cultura organizacional da UFRR. Para que isso ocorra, é necessário um compromisso institucional com incentivos práticos à inovação, investimento na formação de líderes que estimulem o pensamento criativo e a criação de espaços colaborativos e programas formais que incentivem a criatividade entre os servidores, contribuindo para o fortalecimento desse processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65337
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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