Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65337

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva-
dc.contributor.authorBARBOSA, Suzane Silva de Sousa-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:03:24Z-
dc.date.available2025-08-22T15:03:24Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationBARBOSA, Suzane Silva de Sousa. Gestão da criatividade na administração pública : um estudo sobre práticas e desafios em uma instituição de ensino superior federal. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65337-
dc.description.abstractCom o avanço dos estudos sobre organizações, temas como criatividade e inovação ganharam destaque, sendo a criatividade considerada um elemento central para as organizações e uma condição essencial para a inovação. A criatividade pode ser aplicada por indivíduos, organizações e governos, gerando benefícios para a sociedade. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar como a gestão da criatividade se manifesta, na prática, no serviço público, considerando a inter-relação entre indivíduos, liderança e cultura. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, teve como objeto empírico a Universidade Federal de Roraima. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 16 líderes de setores estratégicos, e a análise dos dados foi conduzida por técnicas de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram esforços para promover a criatividade dentro da instituição, apesar de variáveis restritivas como cultura, pessoas, legislação e recursos, bem como a presença de variáveis intensificadoras, como o trabalho em equipe, o apoio institucional e o desenvolvimento de pessoas e competências. Observou-se também a existência de servidores com características criativas, líderes criativos e uma cultura com grande potencial para a criatividade e a inovação, mesmo diante de fatores que podem dificultar seu pleno desenvolvimento. Conclui-se que, apesar das iniciativas criativas, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a gestão da criatividade se torne um modelo amplamente adotado e eficaz, verdadeiramente incorporado à cultura organizacional da UFRR. Para que isso ocorra, é necessário um compromisso institucional com incentivos práticos à inovação, investimento na formação de líderes que estimulem o pensamento criativo e a criação de espaços colaborativos e programas formais que incentivem a criatividade entre os servidores, contribuindo para o fortalecimento desse processo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão da criatividadept_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectServiços públicospt_BR
dc.titleGestão da criatividade na administração pública : um estudo sobre práticas e desafios em uma instituição de ensino superior federalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0640782340875143pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1042906766573631pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxWith the advancement of studies on organizations, topics such as creativity and innovation have gained prominence, with creativity being considered a central element for organizations and an essential condition for innovation. Creativity can be applied by individuals, organizations, and governments, generating benefits for society. In this context, this study aimed to analyze how creativity management manifests in practice in the public sector, considering the interrelationship between individuals, leadership, and organizational culture. The research, exploratory and descriptive in nature, used the Federal University of Roraima as its empirical object. Employing a qualitative approach, data were collected through semi-structured interviews with 16 leaders from strategic sectors, and the data analysis was conducted using content analysis techniques. The results revealed efforts to foster creativity within the institution, despite the presence of restrictive variables such as culture, personnel, legislation, and limited resources, as well as the existence of reinforcing factors such as teamwork, institutional support, and the development of people and competencies. The study also identified the presence of employees with creative characteristics, creative leaders, and a culture with strong potential for creativity and innovation, even in the face of barriers that may hinder its full development. It is concluded that, although creative initiatives are present, there is still a long way to go before creativity management becomes a widely adopted and effective model, fully integrated into the organizational culture of UFRR. Achieving this requires institutional commitment to practical innovation incentives, investment in the training of leaders who encourage creative thinking, and the creation of collaborative spaces and formal programs to stimulate creativity among public servants, thereby contributing to the strengthening of this process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suzane Silva De Sousa Barbosa.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons