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Título : Elaboração de uma cartilha instrutiva para o ensino de Fisiologia Vegetal: Germinação e desenvolvimento inicial das plantas
Autor : TORRES, Débora Liliane de Araújo
Palabras clave : Ensino de Fisiologia Vegetal; Germinação; Desenvolvimento inicial das plantas; Metodologias ativas; Cartilha instrutiva
Fecha de publicación : 7-ago-2025
Citación : TORRES, Débora Liliane de Araújo. Elaboração de uma cartilha instrutiva para o ensino de Fisiologia Vegetal: germinação e desenvolvimento inicial das plantas. 2025. 53 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : A Fisiologia Vegetal está presente no dia-a-dia dos alunos, nos processos fisiológicos que muitas vezes não são notáveis. A compreensão dos processos vitais das plantas é essencial. No entanto, como os processos fisiológicos são abstratos, a apresentação teórica precisa estar conectada à realidade dos estudantes por meio de práticas, a fim de tornar a aprendizagem significativa. Este trabalho, de caráter descritivo e qualitativo, apresenta a elaboração de uma cartilha instrutiva voltada ao ensino de Fisiologia Vegetal na educação básica, a partir de um experimento de germinação de sementes em ambientes com presença e ausência de luz. A cartilha intitulada “Luz, Crescimento e Conhecimento”, orienta o preparo do experimento de germinação de sementes, a observação do desenvolvimento inicial das plantas e a produção de exsicatas como recurso didático acessível e comparativo. O material foi desenvolvido a partir de revisão teórica e da realização do experimento pela autora, envolvendo a germinação de sementes de duas espécies em condições controladas. O registro do experimento foi utilizado apenas para a discussão conceitual neste trabalho, não compondo diretamente a cartilha, mas servindo de apoio para a elaboração da cartilha instrutiva. Os registros visuais obtidos permitem demonstrar os efeitos da luz na morfologia das plântulas, evidenciando fenômenos como a fotomorfogênese e a escotomorfogênese. Os resultados deste trabalho indicam que a cartilha propõe favorecer a aprendizagem significativa ao conectar teoria à prática, instigando a curiosidade científica, a análise crítica e o protagonismo discente. Dessa forma, o uso de materiais instrutivos como este é sugerido como potencial estratégia para o ensino de Botânica, tornando-o mais atrativo, dinâmico e contextualizado com a realidade escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65213
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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