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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65213
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Kleber Andrade da | - |
dc.contributor.author | TORRES, Débora Liliane de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T19:47:39Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T19:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Débora Liliane de Araújo. Elaboração de uma cartilha instrutiva para o ensino de Fisiologia Vegetal: germinação e desenvolvimento inicial das plantas. 2025. 53 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65213 | - |
dc.description.abstract | A Fisiologia Vegetal está presente no dia-a-dia dos alunos, nos processos fisiológicos que muitas vezes não são notáveis. A compreensão dos processos vitais das plantas é essencial. No entanto, como os processos fisiológicos são abstratos, a apresentação teórica precisa estar conectada à realidade dos estudantes por meio de práticas, a fim de tornar a aprendizagem significativa. Este trabalho, de caráter descritivo e qualitativo, apresenta a elaboração de uma cartilha instrutiva voltada ao ensino de Fisiologia Vegetal na educação básica, a partir de um experimento de germinação de sementes em ambientes com presença e ausência de luz. A cartilha intitulada “Luz, Crescimento e Conhecimento”, orienta o preparo do experimento de germinação de sementes, a observação do desenvolvimento inicial das plantas e a produção de exsicatas como recurso didático acessível e comparativo. O material foi desenvolvido a partir de revisão teórica e da realização do experimento pela autora, envolvendo a germinação de sementes de duas espécies em condições controladas. O registro do experimento foi utilizado apenas para a discussão conceitual neste trabalho, não compondo diretamente a cartilha, mas servindo de apoio para a elaboração da cartilha instrutiva. Os registros visuais obtidos permitem demonstrar os efeitos da luz na morfologia das plântulas, evidenciando fenômenos como a fotomorfogênese e a escotomorfogênese. Os resultados deste trabalho indicam que a cartilha propõe favorecer a aprendizagem significativa ao conectar teoria à prática, instigando a curiosidade científica, a análise crítica e o protagonismo discente. Dessa forma, o uso de materiais instrutivos como este é sugerido como potencial estratégia para o ensino de Botânica, tornando-o mais atrativo, dinâmico e contextualizado com a realidade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Fisiologia Vegetal | pt_BR |
dc.subject | Germinação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento inicial das plantas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Cartilha instrutiva | pt_BR |
dc.title | Elaboração de uma cartilha instrutiva para o ensino de Fisiologia Vegetal: Germinação e desenvolvimento inicial das plantas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3812115899878932 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/5109781946211471 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Plant physiology is present in students' daily lives, in physiological processes that often go unnoticed. Understanding the vital processes of plants is essential. However, because physiological processes are abstract, theoretical presentations need to be connected to students' realities through practical experience to make learning meaningful. This descriptive and qualitative work presents the development of an instructional booklet for teaching plant physiology in basic education, based on a seed germination experiment in environments with and without light. The booklet, titled "Light, Growth, and Knowledge," guides the preparation of the seed germination experiment, the observation of early plant development, and the production of exsiccates as an accessible and comparative teaching resource. The material was developed based on a theoretical review and the author's own experiment, involving the germination of seeds of two species under controlled conditions. The experimental record was used only for the conceptual discussion in this work; it is not directly included in the booklet, but rather serves as support for the development of the instructional booklet. The visual recordings obtained demonstrate the effects of light on seedling morphology, highlighting phenomena such as photomorphogenesis and scotomorphogenesis. The results of this study indicate that the booklet promotes meaningful learning by connecting theory to practice, instigating scientific curiosity, critical analysis, and student engagement. Thus, the use of instructional materials like this is suggested as a potential strategy for teaching Botany, making it more engaging, dynamic, and contextualized to the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Débora Liliane de Araújo Torres.pdf | 5,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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