Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65202

Share on

Title: A má interpretação do roteiro: um estudo de caso sobre metodologia de Design aplicada no desenvolvimento de produtos na FBR Digital.
Authors: SILVA, Isabella Ingrida da
Keywords: Metodologia de Design; Desenvolvimento de Produto Digital; Produto Mínimo Viável; Estudo de Caso; Design Sprint; Design Centrado no Usuário
Issue Date: 6-Aug-2025
Citation: SILVA, Isabella Ingrida da. A má interpretação do roteiro: um estudo de caso sobre metodologia de Design aplicada no desenvolvimento de produtos na FBR Digital. Ano 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar criticamente a prática projetual aplicada na criação de um produto voltado ao monitoramento de conectividade na empresa FBR Digital. O produto em desenvolvimento denomina-se SUMO (Sistema Unificado de Monitoração e Observabilidade) e foi concebido com o propósito de aprimorar o acompanhamento de redes de internet. Para orientar a análise, foram adotadas duas abordagens metodológicas: a metodologia Design Sprint, proposta por Jake Knapp (2016), caracterizada por seu foco em soluções ágeis; e o Design Centrado no Usuário (DCU), desenvolvido por Travis Lowdermilk (2013), que prioriza a experiência e as necessidades dos usuários. O memorial descritivo também discute o processo de construção da solução e suas particularidades, buscando relacionar as etapas práticas às metodologias de design adotadas. O estudo explora as interações entre teoria e prática, destacando as dinâmicas de desenvolvimento e as percepções da equipe envolvida, sem se restringir apenas ao resultado final, mas considerando todo o percurso metodológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65202
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- ISABELLA INGRIDA DA SILVA (1).pdf8,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons