Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65202

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Fábio Caparica de-
dc.contributor.authorSILVA, Isabella Ingrida da-
dc.date.accessioned2025-08-19T16:31:14Z-
dc.date.available2025-08-19T16:31:14Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, Isabella Ingrida da. A má interpretação do roteiro: um estudo de caso sobre metodologia de Design aplicada no desenvolvimento de produtos na FBR Digital. Ano 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65202-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar e analisar criticamente a prática projetual aplicada na criação de um produto voltado ao monitoramento de conectividade na empresa FBR Digital. O produto em desenvolvimento denomina-se SUMO (Sistema Unificado de Monitoração e Observabilidade) e foi concebido com o propósito de aprimorar o acompanhamento de redes de internet. Para orientar a análise, foram adotadas duas abordagens metodológicas: a metodologia Design Sprint, proposta por Jake Knapp (2016), caracterizada por seu foco em soluções ágeis; e o Design Centrado no Usuário (DCU), desenvolvido por Travis Lowdermilk (2013), que prioriza a experiência e as necessidades dos usuários. O memorial descritivo também discute o processo de construção da solução e suas particularidades, buscando relacionar as etapas práticas às metodologias de design adotadas. O estudo explora as interações entre teoria e prática, destacando as dinâmicas de desenvolvimento e as percepções da equipe envolvida, sem se restringir apenas ao resultado final, mas considerando todo o percurso metodológico.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMetodologia de Designpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Produto Digitalpt_BR
dc.subjectProduto Mínimo Viávelpt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.subjectDesign Sprintpt_BR
dc.subjectDesign Centrado no Usuáriopt_BR
dc.titleA má interpretação do roteiro: um estudo de caso sobre metodologia de Design aplicada no desenvolvimento de produtos na FBR Digital.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670423228264102pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate and critically analyze the design practices applied to the creation of a connectivity monitoring product at FBR Digital. The product under development is called SUMO (Unified Monitoring and Observability System) and was designed to improve internet network monitoring. Two methodological approaches were adopted to guide the analysis: the Design Sprint methodology, proposed by Jake Knapp (2016), characterized by its focus on agile solutions; and User-Centered Design (UCD), developed by Travis Lowdermilk (2013), which prioritizes the user experience and needs. The descriptive report also discusses the solution development process and its specificities, seeking to relate the practical steps to the design methodologies adopted. The study explores the interactions between theory and practice, highlighting the development dynamics and the perceptions of the team involved, not limiting itself to the final result, but considering the entire methodological journey.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ISABELLA INGRIDA DA SILVA (1).pdf8,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons