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Título: Uso das artes como estratégia de educação ambiental : uma revisão de literatura
Autor(es): GOMES JÚNIOR, Jorge de Oliveira
Palavras-chave: Artes; Educação Ambiental; Conscientização; Meio ambiente; Manifestações artísticas
Data do documento: 1-Ago-2025
Citação: GOMES JÚNIOR, Jorge de Oliveira. Uso das artes como estratégia de educação ambiental: uma revisão de literatura. 2025. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A crise ambiental contemporânea demanda respostas educativas inovadoras e sensíveis. Nessa circunstância, a educação ambiental emerge como uma ferramenta fundamental para a construção de uma consciência crítica, reflexiva e transformadora. Porém, muitas práticas educativas ambientais ainda se apoiam em abordagens mais antiquadas. Com isso, é necessário buscar estratégias pedagógicas mais dialógicas, sensíveis e interdisciplinares. Nesse contexto, as artes surgem como instrumentos potentes no aumento de experiências educativas no campo ambiental. Diversas formas de expressão artística como estratégia pedagógica na educação ambiental podem contribuir significativamente para o aumento da conscientização ecológica. Neste trabalho, investigamos a forma como diferentes manifestações artísticas vêm sendo utilizadas como estratégia na educação ambiental, uma vez que não se sabe como essas manifestações artísticas estão sendo utilizadas, tampouco quais os benefícios, os desafios e o potencial. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das atribuições do uso das artes como instrumento pedagógico no âmbito da educação ambiental. Para isto, foram feitas pesquisas nas bases de dados acadêmicos eletrônicas, como Web of Science, SciELO, Scopus, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. As análises revelam que as práticas artísticas mais utilizadas, que são teatro, música, artes visuais e literatura, demonstraram resultados significativos ao integrar razão, emoção e ação, permitindo a abordagem de temas ambientais de forma acessível, inclusiva e contextualizada. A arte, nesse contexto, atua não apenas como recurso expressivo, mas como linguagem formadora de sujeitos autônomos, capazes de intervir criativamente na realidade. Apesar dos avanços, desafios como a ausência de formação docente específica e limitações estruturais ainda dificultam a consolidação dessas práticas. Conclui-se que a inserção sistemática das artes na educação ambiental exige políticas públicas, investimentos em formação continuada e valorização da cultura como instrumento educativo. Este estudo reforça a importância de promover experiências educativas estéticas e significativas, pautadas na transformação social e no cuidado com o meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65098
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

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