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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65098
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Bruno Severo | - |
dc.contributor.author | GOMES JÚNIOR, Jorge de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T17:00:50Z | - |
dc.date.available | 2025-08-15T17:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-14 | - |
dc.identifier.citation | GOMES JÚNIOR, Jorge de Oliveira. Uso das artes como estratégia de educação ambiental: uma revisão de literatura. 2025. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65098 | - |
dc.description.abstract | A crise ambiental contemporânea demanda respostas educativas inovadoras e sensíveis. Nessa circunstância, a educação ambiental emerge como uma ferramenta fundamental para a construção de uma consciência crítica, reflexiva e transformadora. Porém, muitas práticas educativas ambientais ainda se apoiam em abordagens mais antiquadas. Com isso, é necessário buscar estratégias pedagógicas mais dialógicas, sensíveis e interdisciplinares. Nesse contexto, as artes surgem como instrumentos potentes no aumento de experiências educativas no campo ambiental. Diversas formas de expressão artística como estratégia pedagógica na educação ambiental podem contribuir significativamente para o aumento da conscientização ecológica. Neste trabalho, investigamos a forma como diferentes manifestações artísticas vêm sendo utilizadas como estratégia na educação ambiental, uma vez que não se sabe como essas manifestações artísticas estão sendo utilizadas, tampouco quais os benefícios, os desafios e o potencial. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das atribuições do uso das artes como instrumento pedagógico no âmbito da educação ambiental. Para isto, foram feitas pesquisas nas bases de dados acadêmicos eletrônicas, como Web of Science, SciELO, Scopus, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. As análises revelam que as práticas artísticas mais utilizadas, que são teatro, música, artes visuais e literatura, demonstraram resultados significativos ao integrar razão, emoção e ação, permitindo a abordagem de temas ambientais de forma acessível, inclusiva e contextualizada. A arte, nesse contexto, atua não apenas como recurso expressivo, mas como linguagem formadora de sujeitos autônomos, capazes de intervir criativamente na realidade. Apesar dos avanços, desafios como a ausência de formação docente específica e limitações estruturais ainda dificultam a consolidação dessas práticas. Conclui-se que a inserção sistemática das artes na educação ambiental exige políticas públicas, investimentos em formação continuada e valorização da cultura como instrumento educativo. Este estudo reforça a importância de promover experiências educativas estéticas e significativas, pautadas na transformação social e no cuidado com o meio ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Manifestações artísticas | pt_BR |
dc.title | Uso das artes como estratégia de educação ambiental : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7607000975526891 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6209773452103841 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The contemporary environmental crisis demands innovative and sensitive educational responses. In this context, environmental education emerges as a fundamental tool for building critical, reflective, and transformative awareness. However, many environmental educational practices still rely on outdated approaches. Therefore, it is necessary to seek more dialogical, sensitive, and interdisciplinary pedagogical strategies. Within this framework, the arts emerge as powerful instruments for expanding educational experiences in the environmental field. Various forms of artistic expression, when used as a pedagogical strategy in environmental education can significantly contribute to increasing ecological awareness. This study investigates how different artistic manifestations have been employed as strategies in environmental education, given that it is still unclear how such artistic expressions are being used, as well as their benefits, challenges, and potential. A literature review was conducted on the roles of the arts as a pedagogical tool within the scope of environmental education. For this purpose, research was carried out in electronic academic databases such as Web of Science, SciELO, Scopus, Google Scholar, and the CAPES Journals portal. The analyses reveal that the most frequently used artistic practices—namely theater, music, visual arts, and literature—have shown significant results by integrating reason, emotion, and action, enabling the approach to environmental themes in an accessible, inclusive, and contextualized manner. In this context, art functions not only as an expressive resource but also as a formative language that shapes autonomous individuals capable of creatively intervening in reality. Despite the advances, challenges such as the lack of specific teacher training and structural limitations still hinder the consolidation of these practices. It is concluded that the systematic incorporation of the arts into environmental education requires public policies, investments in continuing education, and the recognition of culture as an educational instrument. This study reinforces the importance of promoting aesthetic and meaningful educational experiences grounded in social transformation and care for the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Ciências | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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