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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65061

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Título: A queda da espada: concept art de três personagens para jogo eletrônico de plataforma.
Autor(es): GOES, Gustavo Farias de Albuquerque
Palavras-chave: Concept art; Design de personagens; Jogos eletrônicos; Narrativa visual
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: GOES, Gustavo Farias de Albuquerque. A queda da espada: concept art de três personagens para jogo eletrônico de plataforma. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta o processo de criação da concept art de três personagens originais para um jogo eletrônico de plataforma intitulado A Queda da Espada. O projeto visa desenvolver a concept art de 3 personagens para o jogo eletrônico “A Queda da Espada”, levando em consideração etapas e processos de desenvolvimento do mercado de jogos digitais, utilizando como referência metodologias propostas por autores como Rodrigues (2015), Robertson (2005) e Solarski (2012). Inicialmente, foi elaborado um Game Concept Document com as diretrizes narrativas e técnicas do jogo. Em seguida, foram desenvolvidos mapas mentais, moodboards, rascunhos manuais, estudos cromáticos e versões digitais dos personagens, culminando na criação de artes finais coesas com o universo do jogo. Os personagens — Vardric (protagonista), Prometheus (vilão) e Drugar (capanga) — foram concebidos com base em perfis narrativos complexos, refletindo suas motivações, personalidades e funções dentro da história. O estudo reforça o papel da concept art como ferramenta fundamental para a imersão do jogador, demonstrando como elementos visuais — como silhueta, paleta de cores e proporção — podem comunicar aspectos psicológicos e sociais dos personagens. A proposta também destaca a importância da coesão estética e da relação entre narrativa e visualidade no desenvolvimento de jogos independentes. Conclui-se que a aplicação prática do design na construção de personagens fortalece a identidade do jogo e contribui para uma experiência mais envolvente e significativa para o jogador.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65061
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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