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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64989

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Título: Avaliação do conhecimento de professores da rede municipal de Passira/PE sobre o traumatismo dental e a higiene bucal
Autor(es): SILVA, Amanda Júlia Cunha Segundo da
Palavras-chave: Traumatismos Dentários; Higiene Bucal; Professores Escolares
Data do documento: 28-Jul-2025
Citação: SILVA, Amanda Júlia Cunha Segundo da. Avaliação do conhecimento de professores da rede municipal de Passira/PE sobre o traumatismo dental e a higiene bucal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento teórico de professores do ensino infantil e fundamental do município de Passira/PE, sobre higiene bucal e a correta conduta frente ao traumatismo dentário em crianças e adolescentes no ambiente escolar, por meio de um questionário estruturado. Foi realizado um estudo transversal entre setembro de 2023 a maio de 2025, com uma amostra de conveniência onde todos os professores do ensino infantil e fundamental, das escolas municipais de Passira visitadas, foram convidados a participar da pesquisa durante o período de coleta do estudo. O questionário foi respondido por 63 profissionais, sendo incluídas instituições municipais de educação da região urbana e rural do município. A pesquisa revelou que a maioria dos professores da rede municipal de Passira apresentam conhecimento insatisfatório sobre higiene bucal e traumatismos dentários, o que reforça a necessidade de capacitações específicas durante e após a formação dos docentes. Também, verificou-se que professores com treinamento prévio em primeiros socorros demonstram melhor preparo para lidar com situações de trauma dentário. O conhecimento dos professores sobre esses temas é fundamental para a vivência no ambiente escolar. Pois, são esses profissionais que lidam diretamente com os alunos e influenciam significativamente no seu processo de aprendizado. Assim, investir em programas educativos voltados à saúde bucal e ao suporte em emergências contribui para um ambiente escolar mais seguro, além de fortalecer o papel do professor como agente de promoção de saúde entre os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64989
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

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