Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64989

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREGUEIRA, Luciana Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Júlia Cunha Segundo da-
dc.date.accessioned2025-08-11T20:00:18Z-
dc.date.available2025-08-11T20:00:18Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.date.submitted2025-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Júlia Cunha Segundo da. Avaliação do conhecimento de professores da rede municipal de Passira/PE sobre o traumatismo dental e a higiene bucal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64989-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento teórico de professores do ensino infantil e fundamental do município de Passira/PE, sobre higiene bucal e a correta conduta frente ao traumatismo dentário em crianças e adolescentes no ambiente escolar, por meio de um questionário estruturado. Foi realizado um estudo transversal entre setembro de 2023 a maio de 2025, com uma amostra de conveniência onde todos os professores do ensino infantil e fundamental, das escolas municipais de Passira visitadas, foram convidados a participar da pesquisa durante o período de coleta do estudo. O questionário foi respondido por 63 profissionais, sendo incluídas instituições municipais de educação da região urbana e rural do município. A pesquisa revelou que a maioria dos professores da rede municipal de Passira apresentam conhecimento insatisfatório sobre higiene bucal e traumatismos dentários, o que reforça a necessidade de capacitações específicas durante e após a formação dos docentes. Também, verificou-se que professores com treinamento prévio em primeiros socorros demonstram melhor preparo para lidar com situações de trauma dentário. O conhecimento dos professores sobre esses temas é fundamental para a vivência no ambiente escolar. Pois, são esses profissionais que lidam diretamente com os alunos e influenciam significativamente no seu processo de aprendizado. Assim, investir em programas educativos voltados à saúde bucal e ao suporte em emergências contribui para um ambiente escolar mais seguro, além de fortalecer o papel do professor como agente de promoção de saúde entre os alunos.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTraumatismos Dentáriospt_BR
dc.subjectHigiene Bucalpt_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de professores da rede municipal de Passira/PE sobre o traumatismo dental e a higiene bucalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4651910207497595pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1795821125435359pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study is to evaluate the theoretical knowledge of elementary and preschool teachers in the city of Passira, Pernambuco, regarding oral hygiene and the correct conduct in the face of dental trauma in children and adolescents in the school environment, through a structured questionnaire. A cross-sectional study was conducted between September 2023 and May 2025, using a convenience sample. All elementary and preschool teachers from the visited municipal schools in Passira were invited to participate in the survey during the study collection period. The questionnaire was answered by 63 teachers, including municipal educational institutions from the urban and rural areas of the city. The research revealed that most teachers in the municipal network of Passira have unsatisfactory knowledge about oral hygiene and dental trauma, which reinforces the need for specific training during and after teacher training. It was also found that teachers with previous training in first aid demonstrate better preparation to deal with situations of dental trauma. Teachers' knowledge about these topics is essential for their experience in the school environment. These professionals are the ones who deal directly with students and significantly influence their learning process. Therefore, investing in educational programs focused on oral health and emergency care contributes to a safer school environment, in addition to strengthening the role of the teacher as an agent of health promotion among students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-7955-2905pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC AMANDA JÚLIA CUNHA SEGUNDO DA SILVA.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-08-12
1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons