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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64972

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Title: Doenças tropicais negligenciadas em projetos pedagógicos de cursos de Enfermagem: um estudo documental
Authors: ANDRADE, Kimberlyn Beatriz Silva de
Keywords: Doenças Negligenciadas; Enfermagem; Universidades
Issue Date: 4-Apr-2025
Citation: ANDRADE, Kimberlyn Beatriz Silva de. Doenças tropicais negligenciadas em projetos pedagógicos de cursos de Enfermagem: um estudo documental. 2025. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Introdução: As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são patologias que atingem cerca de 1,7 bilhão de pessoas no mundo, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de casos causando em média 10.000 óbitos por ano, e as regiões Norte e Nordeste apresentam maior incidência dessas doenças. Neste contexto, as faculdades de saúde são um importante espaço para a formação de profissionais qualificados, pautando-se na realidade epidemiológica, e nas políticas públicas de saúde do SUS. Objetivo: Investigar a inserção das Doenças Tropicais Negligenciadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de faculdades federais de enfermagem do Nordeste. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa utilizando a modalidade de análise documental. Os PPC foram obtidos através do sítio eletrônico das universidades incluídas na pesquisa, selecionadas através do e-MEC. Dos nove Estados do Nordeste foram incluídos 21 PPC de faculdades federais de enfermagem, os dados coletados foram analisados por estatística descritiva e apresentados em tabelas e gráficos. Resultados: Foram investigados 21 PPC, 8 PPC dos campus centrais e 13 PPC dos campus avançados, porém apenas 16 PPC, 5 PPC dos campus centrais e 11 PPC dos campus avançados fazem menção às DTN. Conclusão: As referências às DTN nos PPC são escassas e quando presentes não se encontram alinhadas com a realidade epidemiológica do país, elas são abordadas tardiamente no currículo e embasadas por referências desatualizadas, comprometendo a qualificação dos profissionais em relação ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento das pessoas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64972
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

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