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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64972

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Zailde Carvalho dos-
dc.contributor.authorANDRADE, Kimberlyn Beatriz Silva de-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:09:20Z-
dc.date.available2025-08-11T12:09:20Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-08-09-
dc.identifier.citationANDRADE, Kimberlyn Beatriz Silva de. Doenças tropicais negligenciadas em projetos pedagógicos de cursos de Enfermagem: um estudo documental. 2025. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64972-
dc.description.abstractIntrodução: As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são patologias que atingem cerca de 1,7 bilhão de pessoas no mundo, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de casos causando em média 10.000 óbitos por ano, e as regiões Norte e Nordeste apresentam maior incidência dessas doenças. Neste contexto, as faculdades de saúde são um importante espaço para a formação de profissionais qualificados, pautando-se na realidade epidemiológica, e nas políticas públicas de saúde do SUS. Objetivo: Investigar a inserção das Doenças Tropicais Negligenciadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de faculdades federais de enfermagem do Nordeste. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa utilizando a modalidade de análise documental. Os PPC foram obtidos através do sítio eletrônico das universidades incluídas na pesquisa, selecionadas através do e-MEC. Dos nove Estados do Nordeste foram incluídos 21 PPC de faculdades federais de enfermagem, os dados coletados foram analisados por estatística descritiva e apresentados em tabelas e gráficos. Resultados: Foram investigados 21 PPC, 8 PPC dos campus centrais e 13 PPC dos campus avançados, porém apenas 16 PPC, 5 PPC dos campus centrais e 11 PPC dos campus avançados fazem menção às DTN. Conclusão: As referências às DTN nos PPC são escassas e quando presentes não se encontram alinhadas com a realidade epidemiológica do país, elas são abordadas tardiamente no currículo e embasadas por referências desatualizadas, comprometendo a qualificação dos profissionais em relação ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento das pessoas.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDoenças Negligenciadaspt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.titleDoenças tropicais negligenciadas em projetos pedagógicos de cursos de Enfermagem: um estudo documentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4420058670204240pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4391789405077325pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Neglected Tropical Diseases (NTD) are pathologies that affect around 1.7 billion people worldwide. Brazil is the Latin American country with the highest number of cases, causing an average of 10,000 deaths per year, and the North and Northeast regions have the highest incidence of these diseases. In this context, health faculties are an important space for training qualified professionals, based on the epidemiological reality and the public health policies of the SUS. Objective: To investigate the inclusion of Neglected Tropical Diseases in the Pedagogical Course Project of federal nursing schools in the Northeast. Method: This is a descriptive, exploratory and quantitative research using the documentary analysis method. The PCPs were obtained through the websites of the universities included in the research, selected through e-MEC. Of the nine states in the Northeast, 21 PCPs from federal nursing schools were included. The data collected were analyzed using descriptive statistics and presented in tables and graphs. Results: 21 PPCs were investigated, 8 PPCs from central campuses and 13 PPCs from advanced campuses, but only 16 PPCs, 5 PPCs from central campuses and 11 PPCs from advanced campuses mention NTDs. Conclusion: References to NTDs in the PCP are scarce and, when present, they are not aligned with the country's epidemiological reality. They are addressed late in the curriculum and based on outdated references, training unqualified nurses and promoting the current epidemiological situation in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-7131-010Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

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