Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955

Compartilhe esta página

Título: O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência
Autor(es): HERBSTER, Lara Diniz
Palavras-chave: Classicismo alemão; Ideal clássico; filologia
Data do documento: 29-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: HERBSTER, Lara Diniz. O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho pretende abordar a relação de Nietzsche com os ideais humanistas do classicismo alemão. Entre os comentadores há mais de uma forma de ver a relação de Nietzsche com a tradição clássica. Por um lado, é possível argumentar que ele dá continuidade aos ideais do classicismo alemão; por outro lado, há muitos indícios que levam a supor que ele se distancia desses ideais, sobretudo em razão das críticas que tece. Diante desse panorama e considerando a ausência de consenso entre os estudiosos, a questão central que orienta este trabalho consiste em compreender qual é, afinal, a natureza da relação que Nietzsche estabelece com o classicismo alemão. Propõe-se, como hipótese, que essa relação é marcada por ambiguidades. Nietzsche não rejeita por completo o projeto clássico, tampouco o adota de forma integral. Por um lado, ele realiza uma apropriação crítica do classicismo alemão, compartilhando de seu ideal de renovação cultural. De outro lado, ele propõe mudanças ao incluir elementos trágicos e dionisíacos, acarretando um novo horizonte formativo para o indivíduo moderno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lara Diniz Herbster.pdf544,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons