Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASSER, Eduardo-
dc.contributor.authorHERBSTER, Lara Diniz-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:42:11Z-
dc.date.available2025-08-08T13:42:11Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationHERBSTER, Lara Diniz. O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende abordar a relação de Nietzsche com os ideais humanistas do classicismo alemão. Entre os comentadores há mais de uma forma de ver a relação de Nietzsche com a tradição clássica. Por um lado, é possível argumentar que ele dá continuidade aos ideais do classicismo alemão; por outro lado, há muitos indícios que levam a supor que ele se distancia desses ideais, sobretudo em razão das críticas que tece. Diante desse panorama e considerando a ausência de consenso entre os estudiosos, a questão central que orienta este trabalho consiste em compreender qual é, afinal, a natureza da relação que Nietzsche estabelece com o classicismo alemão. Propõe-se, como hipótese, que essa relação é marcada por ambiguidades. Nietzsche não rejeita por completo o projeto clássico, tampouco o adota de forma integral. Por um lado, ele realiza uma apropriação crítica do classicismo alemão, compartilhando de seu ideal de renovação cultural. De outro lado, ele propõe mudanças ao incluir elementos trágicos e dionisíacos, acarretando um novo horizonte formativo para o indivíduo moderno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectClassicismo alemãopt_BR
dc.subjectIdeal clássicopt_BR
dc.subjectfilologiapt_BR
dc.titleO jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652026292431927pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1946406168849398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to examine Nietzsche’s relationship with the humanist ideals of German classicism. Based on a bibliographic review, it becomes evident that scholars diverge in their interpretations of how Nietzsche engages with the classical tradition. On one hand, some argue that he continues the legacy of German classicism; on the other, numerous indications suggest a critical distance, especially due to the intensity of his critiques. In light of this panorama and the lack of scholarly consensus, the central question guiding this study is: what is the nature of Nietzsche’s relationship with German classicism? The hypothesis proposed is that this relationship is marked by ambiguity. Nietzsche neither fully rejects nor entirely embraces the classical project. Rather, he critically appropriates German classicism—while sharing its ideal of cultural renewal, he introduces tragic and Dionysian elements, thereby proposing a new formative horizon for the modern individual.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lara Diniz Herbster.pdf544,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons