Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6495
Título: Uma avaliação estatística da eficiência do gasto público municipal no Brasil
Autor(es): César Brito Santos, Fernando
Palavras-chave: Recursos públicos; Gerenciamento
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: César Brito Santos, Fernando; Cribari Neto, Francisco. Uma avaliação estatística da eficiência do gasto público municipal no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta dissertação fornece uma visão geral de como os municípios brasileiros têm-se comportado com relação ao gerenciamento de recursos públicos. O objetivo central é mensurar o impacto que a idade do município exerce na eficiência dessas cidades, além de indicar alguns aspectos considerados relevantes para a otimização dos gastos municipais. Para alcançar tal objetivo foi utilizado o banco de dados de um trabalho semelhante a este, desenvolvido por Sampaio de Sousa, Cribari Neto e Stosié, em 2003, juntamente com informações provenientes do Programa das Nacões Unidas para o Desenvolvimento. As avaliações foram realizadas a partir dos fundamentos teóricos de três técnicas: DEA (análise envoltória de dados), regressão clássica e regressão quantílica. A técnica DEA se mostrou eficaz para a análise aqui proposta, porém não foi capaz de identificar o efeito que fatores externos poderiam provocar na eficiência dos municípios do Brasil. Daí a utilização dos métodos de regressão supra mencionados, que se revelaram adequados não só no tratamento dos fatores exógenos como nos condicionantes, sendo a regressão quantílica mais elucidativa por não se limitar `as estimativas das medidas de tendência central. Os resultados revelaram que variáveis como idade dos municípios e recebimento de royalties sempre devem ser levadas em consideração em uma avaliação municipal
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6495
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7247_1.pdf760,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.