Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930

Share on

Title: Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21.
Authors: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães
REBELO, Andressa Santos
Keywords: política educacional; Educação Especial; inclusão educacional
Issue Date: 2018
Citation: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, 2018. p.51-68.
Abstract: Há um crescente conjunto de pesquisas que se dedicam ao estudo da política da Educação Especial e da educação inclusiva no Brasil e de suas características. A partir do conhecimento dessa literatura, este artigo objetiva analisar possíveis mudanças de perspectivas na política pública de educação brasileira direcionada ao aluno da Educação Especial de 1974 a 2014. Para o desenvolvimento do trabalho, foram consultados documentos e dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Educação brasileiro e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse material foi analisado com interlocução da literatura sobre Educação Especial/inclusiva e política educacional, sob a perspectiva de que a política educacional é parte do conjunto de políticas sociais que, de modo mais evidente a partir da promulgação da Constituição de 1988, são concebidas e implantadas na tensão entre diferentes forças: das entidades em defesa dos espaços públicos, das instituições não governamentais e de organismos internacionais, dentro de contingências de cada momento histórico e das restrições econômicas no período. Conclui-se evidenciando desafios a serem enfrentados, especialmente ao que tange ao direcionamento de recursos públicos e às formas de atendimentos propostas.
Description: [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KASSAR. Abordagens da Educação Especial no Brasil. p.51-68.docx.pdf
  Restricted Access
698,7 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons