Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães | - |
| dc.contributor.author | REBELO, Andressa Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-08T12:17:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-08T12:17:41Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.citation | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, 2018. p.51-68. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930 | - |
| dc.description | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] | pt_BR |
| dc.description.abstract | Há um crescente conjunto de pesquisas que se dedicam ao estudo da política da Educação Especial e da educação inclusiva no Brasil e de suas características. A partir do conhecimento dessa literatura, este artigo objetiva analisar possíveis mudanças de perspectivas na política pública de educação brasileira direcionada ao aluno da Educação Especial de 1974 a 2014. Para o desenvolvimento do trabalho, foram consultados documentos e dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Educação brasileiro e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse material foi analisado com interlocução da literatura sobre Educação Especial/inclusiva e política educacional, sob a perspectiva de que a política educacional é parte do conjunto de políticas sociais que, de modo mais evidente a partir da promulgação da Constituição de 1988, são concebidas e implantadas na tensão entre diferentes forças: das entidades em defesa dos espaços públicos, das instituições não governamentais e de organismos internacionais, dentro de contingências de cada momento histórico e das restrições econômicas no período. Conclui-se evidenciando desafios a serem enfrentados, especialmente ao que tange ao direcionamento de recursos públicos e às formas de atendimentos propostas. | pt_BR |
| dc.format.extent | p.51-68. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | política educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
| dc.subject | inclusão educacional | pt_BR |
| dc.title | Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
| dc.description.accessibility | ParcialmenteAcessivel | pt_BR |
| dc.issued | 2018 | - |
| Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KASSAR. Abordagens da Educação Especial no Brasil. p.51-68.docx.pdf Acceso restringido | 698,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
