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Título : A argumentação no ciberespaço : um estudo da interconexão entre recursos da retórica digital e práticas escolares
Autor : FARIAS, Anelilde Maria de Lima
Palabras clave : Ciberespaço; Argumentação; Retórica Digital; Ensino
Fecha de publicación : 30-jun-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FARIAS, Anelilde Maria de Lima. A argumentação no ciberespaço: um estudo da interconexão entre recursos da retórica digital e práticas escolares. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Considerando o universo dinâmico e complexo das práticas de linguagens, por meio das quais se realizam as performances argumentativas, os estudos sobre argumentação sempre ensejaram importantes reflexões em ciências humanas, sobretudo na Filosofia e na Linguística (ARISTÓTELES, 2007; PERELMAN, 2005; AMOSSY, 2017). Tomando como base a importância desses estudos, associado à crescente prática de interações no espaço cibernético, reconhecemos uma necessidade de ampliação de investigações sobre as formas de argumentação por meio das mídias digitais, considerando que tais interações são afetadas não apenas pelos recursos verbo-visuais, mas pelos mecanismos condutores das produções entre sujeitos imersos nesse ecossistema. (LEVY, 1993, 1999; XAVIER, 2013; EYMAN, 2015; PAVEAU, 2021). Nesse contexto, estão inseridas as práticas escolares que envolvem texto e tecnologia, em que se constata haver ainda limitações quanto à exploração dos mecanismos técnicos que se inserem na argumentatividade no ciberespaço. Assim, esta pesquisa integra, também, as contribuições dos estudos acerca dos Multiletramentos (ROJO, 2019), bem como os pressupostos teóricos da argumentação e de hipertexto na Linguística Textual (MARCUSCHI, 2005; KOCH, 2008; ELIAS, 2013). O objetivo deste trabalho foi investigar como os mecanismos digitais operam como recursos de argumentação nas práticas cotidianas de estudantes do Ensino Médio e que contribuições podem ocorrer sob a perspectiva da Retórica Digital. Esta pesquisa se enquadra, metodologicamente, como estudo de caso, de natureza qualitativa interpretativa, e analisa dados oriundos das práticas interativas de estudantes do Ensino Médio na plataforma Twitter (atual X), onde é possível desenvolver seu ponto de vista em comentários, tuítes, por meio da hipertextualidade do ambiente, o que nos permite reconhecer mecanismos digitais argumentativos, utilizados por nativos-digitais, com vistas a dar visibilidade às diferentes práticas permitidas pelo ambiente cibernético. Esta pesquisa busca conectar os consolidados processos retóricos de perspectiva grafocêntrica às formas pouco exploradas no entorno do mundo digital. Assim, os comentários e os tuítes dos estudantes na plataforma X (Twitter) revelaram diferentes formas argumentativas, por meio de recursos digitais, sinalizando que esta pesquisa pode permitir uma ampliação das linhas teóricas da Linguística de Texto, no que diz respeito à Retórica Digital, bem como o alargamento da visão escolar acerca das novas formas legítimas de argumentação nas interações digitais. Pela dinamicidade própria do ecossistema virtual, isso implica dizer, também, que os mecanismos interativos surgem cotidianamente, portanto novas pesquisas devem seguir e aprofundar as diferentes performances da argumentação digital..
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64894
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

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