Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64894

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorFARIAS, Anelilde Maria de Lima-
dc.date.accessioned2025-08-07T12:12:07Z-
dc.date.available2025-08-07T12:12:07Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationFARIAS, Anelilde Maria de Lima. A argumentação no ciberespaço: um estudo da interconexão entre recursos da retórica digital e práticas escolares. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64894-
dc.description.abstractConsiderando o universo dinâmico e complexo das práticas de linguagens, por meio das quais se realizam as performances argumentativas, os estudos sobre argumentação sempre ensejaram importantes reflexões em ciências humanas, sobretudo na Filosofia e na Linguística (ARISTÓTELES, 2007; PERELMAN, 2005; AMOSSY, 2017). Tomando como base a importância desses estudos, associado à crescente prática de interações no espaço cibernético, reconhecemos uma necessidade de ampliação de investigações sobre as formas de argumentação por meio das mídias digitais, considerando que tais interações são afetadas não apenas pelos recursos verbo-visuais, mas pelos mecanismos condutores das produções entre sujeitos imersos nesse ecossistema. (LEVY, 1993, 1999; XAVIER, 2013; EYMAN, 2015; PAVEAU, 2021). Nesse contexto, estão inseridas as práticas escolares que envolvem texto e tecnologia, em que se constata haver ainda limitações quanto à exploração dos mecanismos técnicos que se inserem na argumentatividade no ciberespaço. Assim, esta pesquisa integra, também, as contribuições dos estudos acerca dos Multiletramentos (ROJO, 2019), bem como os pressupostos teóricos da argumentação e de hipertexto na Linguística Textual (MARCUSCHI, 2005; KOCH, 2008; ELIAS, 2013). O objetivo deste trabalho foi investigar como os mecanismos digitais operam como recursos de argumentação nas práticas cotidianas de estudantes do Ensino Médio e que contribuições podem ocorrer sob a perspectiva da Retórica Digital. Esta pesquisa se enquadra, metodologicamente, como estudo de caso, de natureza qualitativa interpretativa, e analisa dados oriundos das práticas interativas de estudantes do Ensino Médio na plataforma Twitter (atual X), onde é possível desenvolver seu ponto de vista em comentários, tuítes, por meio da hipertextualidade do ambiente, o que nos permite reconhecer mecanismos digitais argumentativos, utilizados por nativos-digitais, com vistas a dar visibilidade às diferentes práticas permitidas pelo ambiente cibernético. Esta pesquisa busca conectar os consolidados processos retóricos de perspectiva grafocêntrica às formas pouco exploradas no entorno do mundo digital. Assim, os comentários e os tuítes dos estudantes na plataforma X (Twitter) revelaram diferentes formas argumentativas, por meio de recursos digitais, sinalizando que esta pesquisa pode permitir uma ampliação das linhas teóricas da Linguística de Texto, no que diz respeito à Retórica Digital, bem como o alargamento da visão escolar acerca das novas formas legítimas de argumentação nas interações digitais. Pela dinamicidade própria do ecossistema virtual, isso implica dizer, também, que os mecanismos interativos surgem cotidianamente, portanto novas pesquisas devem seguir e aprofundar as diferentes performances da argumentação digital..pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectRetórica Digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA argumentação no ciberespaço : um estudo da interconexão entre recursos da retórica digital e práticas escolarespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2611446069382987pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7621453362859742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxConsidering the dynamic and complex universe of language practices through which argumentative performances are carried out, studies on argumentation have always prompted important reflections in the human sciences, especially in Philosophy and Linguistics (ARISTOTLE, 2007; PERELMAN, 2005; AMOSSY, 2017). Based on the relevance of these studies, combined with the growing practice of interactions in cyberspace, we recognize the need to expand investigations into the forms of argumentation within digital media, considering that such interactions are affected not only by verbal-visual resources but also by the mechanisms that guide the productions among subjects immersed in this ecosystem (LEVY, 1993, 1999; XAVIER, 2013; EYMAN, 2015; PAVEAU, 2021). Within this context, we also find school practices involving text and technology, where there are still limitations in the exploration of technical mechanisms that influence argumentativity in cyberspace. This research, therefore, also draws on the contributions of studies on Multiliteracies (ROJO, 2019), as well as the theoretical assumptions of argumentation and hypertext in Textual Linguistics (MARCUSCHI, 2005; KOCH, 2008; ELIAS, 2013). The aim of this study was to investigate how digital mechanisms function as argumentative resources in the everyday practices of high school students and what contributions may arise from the perspective of Digital Rhetoric. Methodologically, this research is framed as a case study with a qualitative interpretative approach and analyzes data from the interactive practices of high school students on the Twitter platform (now X), where users can develop their viewpoints in comments and tweets through the platform's hypertextual environment. This allows us to recognize digital argumentative mechanisms used by digital natives, with the aim of highlighting the diverse practices enabled by the cyber environment. This study seeks to connect well-established rhetorical processes rooted in a graphocentric perspective with lesser-explored forms in the digital world. Thus, students’ comments and tweets on platform X (Twitter) revealed different argumentative forms through digital resources, indicating that this research may contribute to expanding the theoretical frameworks of Text Linguistics regarding Digital Rhetoric, as well as broadening the school perspective on new, legitimate forms of argumentation in digital interactions. Due to the inherent dynamism of the virtual ecosystem, it is important to note that interactive mechanisms are constantly emerging, meaning that new research should continue to follow and deepen the understanding of the various performances of digital argumentation.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Anelilde Maria De Lima Farias.pdf5,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons