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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64875
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Título: | Vídeo educacional sobre contracepção reversível de longa duração para gestantes adolescentes |
Autor(es): | BARBOSA, Sílvia Maria Cristovam |
Palavras-chave: | Contracepção Reversível de Longa Duração; Gravidez na adolescência; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Enfermagem; Vídeos educacionais |
Data do documento: | 16-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA, Silvia Maria Cristovam. Vídeo educacional sobre contracepção reversível de longa duração para gestantes adolescentes. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A gravidez na adolescência constitui grave problema de saúde pública, com repercussões negativas nos indicadores sociais, econômicos e de saúde. A deficiência de informações intensifica a vulnerabilidade entre adolescentes, resultando em altas taxas de gestações não planejadas e dificultando o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a promoção da saúde reprodutiva e a igualdade de gênero. Embora métodos contraceptivos reversíveis de longa duração sejam eficazes na prevenção da gravidez precoce, a adoção por adolescentes, ainda, é limitada. Nesse contexto, as tecnologias educacionais emergem como ferramentas relevantes, ao favorecerem acesso à informação de forma interativa e adaptada às necessidades do público jovem. Do exposto, objetivou-se desenvolver, validar e avaliar vídeo educacional sobre contracepção para adolescentes. Trata-se de pesquisa metodológica, estruturada em quatro etapas: escolha da tecnologia educacional e do conteúdo; desenvolvimento do vídeo; validação por especialistas e avaliação pelo público-alvo. A escolha do vídeo fundamentou-se em revisão de escopo, cujo objetivo foi identificar ferramentas tecnológicas voltadas à educação em saúde contraceptiva destinadas a adolescentes. A definição do conteúdo se baseou na Nota Técnica no 31/2023, do Ministério da Saúde, no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, e no Manual da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia sobre contracepção reversível de longa ação. O vídeo, elaborado em animação, possui duração de três minutos e 41 segundos, com conteúdo sobre contracepção reversível de longa ação. O processo de produção foi orientado pelo referencial metodológico de Kindem e Musburger (2009), que compreende três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Participaram da validação de conteúdo 15 profissionais da saúde; da validação de aparência, seis especialistas em design e animação; e da avaliação semântica, nove adolescentes gestantes, com idades entre 15 e 18 anos, atendidas em maternidade no município de Recife, Pernambuco, Brasil. Para validação do conteúdo, utilizou-se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo por item e média por dimensão, com ponto de corte de 0,80. A aparência foi validada por meio do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde, sendo considerado válido Índice de Validade de Aparência igual ou superior a 0,80. Para a avaliação semântica, aplicou-se Índice de Concordância Semântica, com concordância mínima de 80%. Os dados coletados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences, versão 23.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Federal de Pernambuco, conforme a Resolução no 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, conforme parecer no 7.167.340. Os resultados indicaram altos índices de concordância entre os especialistas e confirmam a validade do vídeo quanto ao conteúdo (1,0) e à aparência (0,98). A avaliação semântica realizada pelo público-alvo evidenciou compreensão satisfatória das informações apresentadas. O menor percentual, 22,22%, foi observado quanto ao conhecimento prévio sobre a existência dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, indicando menor familiaridade das participantes com esse tema. Concluiu-se que o vídeo educacional desenvolvido apresentou validade tanto em relação ao conteúdo quanto à aparência, conforme avaliação dos especialistas, além de ser compreensível para o público adolescente. O enfermeiro e a equipe de saúde podem utilizar o referido vídeo educacional para disseminação de informações acerca da contracepção de longa ação entre adolescentes, em ambientes como escolas, unidades de saúde e mídias sociais. Desta forma, contribuirão para o esclarecimento de dúvidas e estímulo à participação consciente desse público na escolha responsável dos métodos contraceptivos, colaborando para redução da gravidez precoce. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64875 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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