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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64875
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUEDES, Tatiane Gomes | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Sílvia Maria Cristovam | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T15:36:30Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T15:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Silvia Maria Cristovam. Vídeo educacional sobre contracepção reversível de longa duração para gestantes adolescentes. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64875 | - |
dc.description.abstract | A gravidez na adolescência constitui grave problema de saúde pública, com repercussões negativas nos indicadores sociais, econômicos e de saúde. A deficiência de informações intensifica a vulnerabilidade entre adolescentes, resultando em altas taxas de gestações não planejadas e dificultando o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a promoção da saúde reprodutiva e a igualdade de gênero. Embora métodos contraceptivos reversíveis de longa duração sejam eficazes na prevenção da gravidez precoce, a adoção por adolescentes, ainda, é limitada. Nesse contexto, as tecnologias educacionais emergem como ferramentas relevantes, ao favorecerem acesso à informação de forma interativa e adaptada às necessidades do público jovem. Do exposto, objetivou-se desenvolver, validar e avaliar vídeo educacional sobre contracepção para adolescentes. Trata-se de pesquisa metodológica, estruturada em quatro etapas: escolha da tecnologia educacional e do conteúdo; desenvolvimento do vídeo; validação por especialistas e avaliação pelo público-alvo. A escolha do vídeo fundamentou-se em revisão de escopo, cujo objetivo foi identificar ferramentas tecnológicas voltadas à educação em saúde contraceptiva destinadas a adolescentes. A definição do conteúdo se baseou na Nota Técnica no 31/2023, do Ministério da Saúde, no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, e no Manual da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia sobre contracepção reversível de longa ação. O vídeo, elaborado em animação, possui duração de três minutos e 41 segundos, com conteúdo sobre contracepção reversível de longa ação. O processo de produção foi orientado pelo referencial metodológico de Kindem e Musburger (2009), que compreende três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Participaram da validação de conteúdo 15 profissionais da saúde; da validação de aparência, seis especialistas em design e animação; e da avaliação semântica, nove adolescentes gestantes, com idades entre 15 e 18 anos, atendidas em maternidade no município de Recife, Pernambuco, Brasil. Para validação do conteúdo, utilizou-se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo por item e média por dimensão, com ponto de corte de 0,80. A aparência foi validada por meio do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde, sendo considerado válido Índice de Validade de Aparência igual ou superior a 0,80. Para a avaliação semântica, aplicou-se Índice de Concordância Semântica, com concordância mínima de 80%. Os dados coletados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences, versão 23.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Federal de Pernambuco, conforme a Resolução no 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, conforme parecer no 7.167.340. Os resultados indicaram altos índices de concordância entre os especialistas e confirmam a validade do vídeo quanto ao conteúdo (1,0) e à aparência (0,98). A avaliação semântica realizada pelo público-alvo evidenciou compreensão satisfatória das informações apresentadas. O menor percentual, 22,22%, foi observado quanto ao conhecimento prévio sobre a existência dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, indicando menor familiaridade das participantes com esse tema. Concluiu-se que o vídeo educacional desenvolvido apresentou validade tanto em relação ao conteúdo quanto à aparência, conforme avaliação dos especialistas, além de ser compreensível para o público adolescente. O enfermeiro e a equipe de saúde podem utilizar o referido vídeo educacional para disseminação de informações acerca da contracepção de longa ação entre adolescentes, em ambientes como escolas, unidades de saúde e mídias sociais. Desta forma, contribuirão para o esclarecimento de dúvidas e estímulo à participação consciente desse público na escolha responsável dos métodos contraceptivos, colaborando para redução da gravidez precoce. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Contracepção Reversível de Longa Duração | pt_BR |
dc.subject | Gravidez na adolescência | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Vídeos educacionais | pt_BR |
dc.title | Vídeo educacional sobre contracepção reversível de longa duração para gestantes adolescentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4588931603256109 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0197931838619681 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teenage pregnancy is a serious public health problem, with negative repercussions on social, economic and health indicators. Lack of information intensifies vulnerability among adolescents, resulting in high rates of unplanned pregnancies and making it difficult to meet the targets of the Sustainable Development Goals, such as promoting reproductive health and gender equality. Although long-acting reversible contraceptive methods are effective in preventing early pregnancy, their adoption by adolescents is still limited. In this context, educational technologies have emerged as relevant tools, as they provide access to information in an interactive way that is adapted to the needs of young people. The aim of this study was to develop, validate and evaluate an educational video on contraception for adolescents. This is a methodological study structured in four stages: choice of educational technology and content; development of the video; validation by experts; and evaluation by the target audience. The choice of video was based on a scoping review aimed at identifying technological tools for contraceptive health education for adolescents. The definition of the content was based on the Ministry of Health's Technical Note 31/2023, the Portal of Good Practices in Women's, Children's and Adolescents' Health, and the Manual of the Brazilian Federation of Gynecology and Obstetrics on long-acting reversible contraception. The animated video lasts three minutes and 41 seconds and contains content on long-acting reversible contraception. The production process was guided by Kindem and Musburger's (2009) methodological framework, which comprises three phases: pre-production, production and post-production. Fifteen health professionals took part in the content validation; six design and animation specialists took part in the appearance validation; and nine pregnant teenagers aged between 15 and 18 attended a maternity hospital in Recife, Pernambuco, took part in the semantic evaluation. To validate the content, the Health Education Content Validation Instrument was used, and the Content Validity Index was calculated per item and average per dimension, with a cut-off point of 0.80. Appearance was validated using the Health Educational Technology Appearance Validation Instrument, with an Appearance Validity Index equal to or greater than 0.80 being considered valid. For the semantic evaluation, the Semantic Concordance Index was applied, with a minimum agreement of 80%. The data collected was analyzed using the software Statistical Package for the Social Sciences version 23.0. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco, in accordance with Resolution 466/12 of the National Health Council, under opinion no. 7.167.340. The results indicated high levels of agreement between the experts and confirmed the validity of the video in terms of content (1.0) and appearance (0.98). The semantic evaluation carried out by the target audience showed a satisfactory understanding of the information presented. The lowest percentage, 22.22%, was observed in terms of prior knowledge about the existence of long-acting reversible contraceptive methods, indicating that the participants were less familiar with this topic. It can be concluded that the educational video developed is valid in terms of both content and appearance, as assessed by the experts, as well as being comprehensible to the adolescent audience. Nurses and the health team can use this educational video to disseminate information about long-acting contraception among adolescents in environments such as schools, health units and social media. In this way, it will help to clarify doubts and encourage the conscious participation of this public in the responsible choice of contraceptive methods, helping to reduce early pregnancies. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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