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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64811
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Título : | Linhas que escapam : "por quês" matemáticos, formação e outras insurgências |
Autor : | ANDRADE, Mikaelly Silva |
Palabras clave : | Cartografia; Produção de subjetividade; Modos de existir; Ensinar e aprender; Filosofia da diferença |
Fecha de publicación : | 3-jun-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Mikaelly Silva. Linhas que escapam: "por quês" matemáticos, formação e outras insurgências. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Nesta dissertação, cartografamos os efeitos que se desdobram da relação de licenciandos em Matemática com os “por quês” matemáticos, entendidos não como dúvidas a serem sanadas, mas como gestos de pensamento, linhas de fuga, fissuras que tensionam modos de ensinar, aprender e existir na formação docente. Com base na cartografia como método e na filosofia da diferença como campo de forças teóricas, especialmente em Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa e Rolnik, a pesquisa se desvia de uma lógica linear, causal e conclusiva para acompanhar afetos, movimentos e intensidades que se apresentam em processos formativos. Os dados foram produzidos no contexto do estágio docência, por meio de atividades em sala, entrevistas cartográficas e elaboração de mapas narrativos. Em vez de buscar respostas ou generalizações, acompanhamos os deslocamentos provocados pelos “por quês” matemáticos enquanto gestos de perturbação, criação e resistência. Esta escrita não apenas relata o que aconteceu: ela se deixa atravessar, vibra junto com aquilo que tocou. E, portanto, ao recusar a lógica da resposta pronta e da formação como adestramento, a pesquisa se dobra à experiência e aposta numa formação entendida como devir, como travessia, como gesto ético, estético e político. Dessa forma, o que se apresenta não são conclusões, bem como, não se trata de explicar os “por quês” matemáticos, mas de acolhê-los, como perguntas que desorganizam, que abrem fendas e anunciam outras formas possíveis de existir na docência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64811 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Mikaelly Silva Andrade.PDF | 599,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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