Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64808

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães de-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson José Francisco-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:09:14Z-
dc.date.available2025-08-04T12:09:14Z-
dc.date.issued2024-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson José Francisco. Por uma micropolítica do Pife na sala de aula: partilha de afetos, rupturas e agenciamentos a partir da obra do Mestre João do Pife de Caruaru. 2024. Dissertação (Mestrado em em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64808-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma análise acerca dos processos educativos implicados nos ensinares e aprenderes presentes na obra do Mestre João do Pife de Caruaru, relacionando-os a possibilidades outras na prática docente, a partir do Ser/Pife/Instrumento e suas diversas interfaces com os saberes populares, a sala de aula e as singularidades dos referidos processos. Para tanto, nesta trilha lançamos mão do método cartográfico deleuziano, o qual se dá no processo e se apresenta enquanto um mapa, estranhando-se e, assim, contrapondo-se ao retrato, que possui imagem fixa e sem desmonte, que descreve o exercício de um cartógrafo enquanto constante invenção, intervenção, performance, aquele que se dá no acontecimento e se valida diante das multiplicidades. Nesta perspectiva, para estabelecermos uma relação entre o fazer/saber do Mestre João do Pife e as possibilidades da inventividade no âmbito educacional, nos aproximamos do pensamento foucaltiano, e a partir da sua teoria do discurso, buscamos observar as relações de poder e suas implicações na prática do pife em nossos dias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJoão do Pifept_BR
dc.subjectPífanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titlePor uma micropolítica do Pife na sala de aula : partilha de afetos, rupturas e agenciamentos a partir da obra do Mestre João do Pife de Caruarupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0107318080490133pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present research proposes an analysis of the educational processes involved in teaching and learning arising from the work of Mestre João do Pife de Caruaru, relating them to other possibilities in teaching work, starting from the Being/Pife/Instrument and its various interfaces with the popular knowledge, the classroom and the particularities arising from these processes. In order to do so, in this trail, we make use of the Deleuzian cartographic method, which takes place in the process and presents itself as a map, finding itself strange and, thus, opposing itself to the portrait, which has a fixed image and without dismantling, which describes the exercise of a cartographer as a constant invention, intervention, performance, one that takes place in the event and validates itself in the face of multiplicities. In this perspective, in order to establish a relationship between the doing/knowing of Mestre João do Pife and the possibilities of inventiveness in the educational field, we approach Foucault's thought, and from his theory of discourse, we also seek to observe the relations of power and the implications of these, given their propagation and inventiveness.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson José Francisco Silva.PDF7,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons