Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64803

Compartilhe esta página

Título: Acessibilidade de solução pedagógica na educação de crianças surdas: um estudo do campo da usabilidade e semiótica
Autor(es): Monterazo, Daniel de Mesquita
Palavras-chave: Comunicação visual; Design Universal; Libras; Acessibilidade; Usabilidade
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: Monterazo, Daniel de Mesquita. Acessibilidade de solução pedagógica na educação de crianças surdas: um estudo do campo da usabilidade e semiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A educação de crianças surdas no Brasil enfrenta desafios significativos, notadamente pela carência de políticas de educação bilíngue (Libras/Português) eficazes, o que impacta negativamente seu desenvolvimento e trajetória acadêmica. Este cenário foi agravado pela pandemia de COVID-19, que dificultou o acesso à Libras, especialmente para crianças surdas filhas de pais ouvintes. Como resposta a essa problemática, este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e avaliação de usabilidade do "Hora da Libras", um jogo digital educativo para dispositivos móveis, co-desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, destinado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua para crianças surdas a partir de 3 anos. A pesquisa adotou uma metodologia projetual e exploratória, fundamentada em princípios de Design Thinking, Semiótica Imagética, Engenharia Semiótica e Pedagogia Visual. Foram realizados testes de usabilidade iterativos com crianças surdas, utilizando o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC) e o System Usability Scale (SUS) para avaliar duas versões de um protótipo interativo. A primeira versão apresentou rupturas de comunicabilidade, especialmente na navegação e compreensão de mecânicas do jogo, obtendo uma pontuação SUS de 72,5. Após uma reformulação focada na melhoria da hierarquia visual, na aplicação do método chunking para organização do conteúdo e no refinamento das metáforas visuais, a segunda versão demonstrou melhorias expressivas. Os resultados da avaliação do redesign indicaram uma redução de 60% nas rupturas de comunicabilidade e um aumento da pontuação SUS para 84,16. O estudo conclui que a abordagem iterativa e a colaboração interdisciplinar, com foco na semiótica e na acessibilidade, foram cruciais para aprimorar a interface, tornando-a uma ferramenta pedagógica mais eficaz e inclusiva, capaz de atender tanto crianças surdas quanto seus familiares ouvintes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64803
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel de Mesquita Monterazo.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons