Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64803

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorMonterazo, Daniel de Mesquita-
dc.date.accessioned2025-08-01T17:46:56Z-
dc.date.available2025-08-01T17:46:56Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-08-01-
dc.identifier.citationMonterazo, Daniel de Mesquita. Acessibilidade de solução pedagógica na educação de crianças surdas: um estudo do campo da usabilidade e semiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64803-
dc.description.abstractA educação de crianças surdas no Brasil enfrenta desafios significativos, notadamente pela carência de políticas de educação bilíngue (Libras/Português) eficazes, o que impacta negativamente seu desenvolvimento e trajetória acadêmica. Este cenário foi agravado pela pandemia de COVID-19, que dificultou o acesso à Libras, especialmente para crianças surdas filhas de pais ouvintes. Como resposta a essa problemática, este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e avaliação de usabilidade do "Hora da Libras", um jogo digital educativo para dispositivos móveis, co-desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, destinado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua para crianças surdas a partir de 3 anos. A pesquisa adotou uma metodologia projetual e exploratória, fundamentada em princípios de Design Thinking, Semiótica Imagética, Engenharia Semiótica e Pedagogia Visual. Foram realizados testes de usabilidade iterativos com crianças surdas, utilizando o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC) e o System Usability Scale (SUS) para avaliar duas versões de um protótipo interativo. A primeira versão apresentou rupturas de comunicabilidade, especialmente na navegação e compreensão de mecânicas do jogo, obtendo uma pontuação SUS de 72,5. Após uma reformulação focada na melhoria da hierarquia visual, na aplicação do método chunking para organização do conteúdo e no refinamento das metáforas visuais, a segunda versão demonstrou melhorias expressivas. Os resultados da avaliação do redesign indicaram uma redução de 60% nas rupturas de comunicabilidade e um aumento da pontuação SUS para 84,16. O estudo conclui que a abordagem iterativa e a colaboração interdisciplinar, com foco na semiótica e na acessibilidade, foram cruciais para aprimorar a interface, tornando-a uma ferramenta pedagógica mais eficaz e inclusiva, capaz de atender tanto crianças surdas quanto seus familiares ouvintes.pt_BR
dc.format.extent113 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectDesign Universalpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleAcessibilidade de solução pedagógica na educação de crianças surdas: um estudo do campo da usabilidade e semióticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coStarosky, Priscila-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0682579047788786pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.description.abstractxThe education of deaf children in Brazil faces significant challenges, particularly due to the lack of effective bilingual education policies (Libras/Portuguese), which negatively impacts their development and academic trajectory. This situation was worsened by the COVID-19 pandemic, which hindered access to Libras, especially for deaf children of hearing parents. As a response to this issue, this study presents the development and usability evaluation process of Hora da Libras, an educational digital game for mobile devices, co-developed by an interdisciplinary team, aimed at teaching Brazilian Sign Language (Libras) as a first language to deaf children aged 3 and older. The research adopted a project-based and exploratory methodology, grounded in principles of Design Thinking, Visual Semiotics, Semiotic Engineering, and Visual Pedagogy. Iterative usability testing was conducted with deaf children using the Communicability Evaluation Method (CEM) and the System Usability Scale (SUS) to evaluate two versions of an interactive prototype. The first version revealed communicability breakdowns, especially in navigation and understanding of game mechanics, scoring 72.5 on the SUS. After a redesign focused on improving visual hierarchy, applying chunking strategies for content organization, and refining visual metaphors, the second version showed significant improvements. The redesign evaluation indicated a 60% reduction in communicability breakdowns and a SUS score increase to 84.16. The study concludes that an iterative approach and interdisciplinary collaboration, with a focus on semiotics and accessibility, were crucial to enhancing the interface, making it a more effective and inclusive pedagogical tool for both deaf children and their hearing families.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5954321763394913pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-7669-3486pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel de Mesquita Monterazo.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons