Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64769

Compartilhe esta página

Título: RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): FERREIRA JUNIOR, SUNDERLAND SANTANA
Palavras-chave: Distorção da imagem corporal. Insatisfação corporal. Adolescentes. Educação física, Atividade física. Revisão sistemática.
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: FERREIRA JUNIOR, Sunderland. RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a educação física escolar e a construção da imagem corporal em adolescentes, destacando seu papel como agente preventivo na formação da auto apreciação, bem como no desenvolvimento físico, social e emocional dessa faixa etária. Para tal propósito, foi feita uma pesquisa e análise dos artigos científicos de bibliotecas virtuais EMBASE e PUBMED, fundamentando a questão a ser investigada. Foram encontrados 1.130 artigos e cerca de 8 estudos foram selecionados para esse trabalho, as etapas seguidas para elegibilidade do estudo foram: caracterização da pesquisa, bases de dados, critérios de inclusão e exclusão e processos metodológicos. Nos resultados, a distorção de imagem está ligada ao sedentarismo e a prática de AF contribui na diminuição dessa insatisfação corporal. Com base nas produções científicas revisadas, a educação física escolar tem uma função preventiva. Dessa forma, foi possível analisar a situação das produções do conhecimento realizadas por pesquisadores brasileiros sobre a educação física escolar e a distorção de imagem corporal, identificando a educação física, como agente preventivo e de controle de peso corporal, promovendo a realização de iniciativas acadêmicas, no âmbito da Educação física, para contribuição no crescimento físico, social e emocional dos jovens, se tornando protagonista de suas próprias ações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64769
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUNDERLAND_JUNIOR_LICENCIATURA_.docx_assinado.pdf778,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons