Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64769

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, DÉBORA PRISCILA LIMA-
dc.contributor.authorFERREIRA JUNIOR, SUNDERLAND SANTANA-
dc.date.accessioned2025-07-31T23:10:45Z-
dc.date.available2025-07-31T23:10:45Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationFERREIRA JUNIOR, Sunderland. RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64769-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a relação entre a educação física escolar e a construção da imagem corporal em adolescentes, destacando seu papel como agente preventivo na formação da auto apreciação, bem como no desenvolvimento físico, social e emocional dessa faixa etária. Para tal propósito, foi feita uma pesquisa e análise dos artigos científicos de bibliotecas virtuais EMBASE e PUBMED, fundamentando a questão a ser investigada. Foram encontrados 1.130 artigos e cerca de 8 estudos foram selecionados para esse trabalho, as etapas seguidas para elegibilidade do estudo foram: caracterização da pesquisa, bases de dados, critérios de inclusão e exclusão e processos metodológicos. Nos resultados, a distorção de imagem está ligada ao sedentarismo e a prática de AF contribui na diminuição dessa insatisfação corporal. Com base nas produções científicas revisadas, a educação física escolar tem uma função preventiva. Dessa forma, foi possível analisar a situação das produções do conhecimento realizadas por pesquisadores brasileiros sobre a educação física escolar e a distorção de imagem corporal, identificando a educação física, como agente preventivo e de controle de peso corporal, promovendo a realização de iniciativas acadêmicas, no âmbito da Educação física, para contribuição no crescimento físico, social e emocional dos jovens, se tornando protagonista de suas próprias ações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDistorção da imagem corporal. Insatisfação corporal. Adolescentes. Educação física, Atividade física. Revisão sistemática.pt_BR
dc.titleRELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the relationship between school physical education and the development of body image in adolescents, highlighting its role as a preventive agent in shaping self-appreciation, as well as in the physical, social, and emotional development of this age group. To achieve this objective, research and analysis of scientific articles from the virtual libraries EMBASE and PUBMED were conducted to support the investigation. A total of 1,130 articles were found, and approximately eight studies were selected for this work. The eligibility criteria followed in the study included research characterization, database selection, inclusion and exclusion criteria, and methodological processes. The results indicate that body image distortion is linked to a sedentary lifestyle, and physical activity helps reduce body dissatisfaction. Based on the reviewed scientific literature, school physical education plays a preventive role. Thus, it was possible to analyze the state of knowledge production by Brazilian researchers on school physical education and body image distortion. Physical education was identified as a preventive agent and a means of weight control, fostering academic initiatives in the field of physical education that contribute to the physical, social, and emotional growth of young people, enabling them to take an active role in their own development.pt_BR
dc.degree.departamentEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.degree.graduationEDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SUNDERLAND_JUNIOR_LICENCIATURA_.docx_assinado.pdf778,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons