Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64768
Comparte esta pagina
Título : | Desafios de acesso e permanência de estudantes neurodivergentes no ensino superior em uma universidade pública |
Autor : | ALBUQUERQUE, Etelvino Pablo Rojas |
Palabras clave : | Neurodiversidade; Inclusão; Ensino Superior; Acessibilidade; Permanência Estudantil |
Fecha de publicación : | 15-abr-2025 |
Citación : | ALBUQUERQUE, Etelvino Pablo Rojas. Desafios de acesso e permanência de estudantes neurodivergentes no ensino superior em uma universidade pública. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A neurodiversidade reconhece as diferentes formas de funcionamento neurológico como parte da diversidade humana, sem tratá-las como anormalidades. No Brasil, a legislação assegura o direito à educação e, com a Lei Brasileira de Inclusão, ampliou o acesso ao ensino superior por meio de cotas para pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo analisou os desafios enfrentados por estudantes neurodivergentes no ensino superior, abordando aspectos como acesso, permanência e suporte institucional. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com 13 estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise temática. A amostra foi obtida por meio da estratégia de bola de neve, em que os participantes indicavam novos contatos até a saturação dos dados. O estudo revelou que a falta de adaptação pedagógica, o desconhecimento dos professores com relação à neurodiversidade e a ausência de suporte, dificultam a trajetória dos estudantes neurodivergentes. A permanência no ensino superior é desafiadora devido à sobrecarga acadêmica e à falta de compreensão inclusive por parte de membros da própria comunidade universitária, gerando isolamento. O estudo reforça a necessidade de políticas inclusivas, como capacitação docente e maior acessibilidade, para garantir um ambiente acadêmico equitativo e acolhedor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64768 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Etelvino Pablo Rojas Albuquerque.pdf Artículo embargado hasta 2026-07-25 | 363,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons