Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64768

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Ana Lúcia Marinho-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Etelvino Pablo Rojas-
dc.date.accessioned2025-07-31T22:59:40Z-
dc.date.available2025-07-31T22:59:40Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-07-24-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Etelvino Pablo Rojas. Desafios de acesso e permanência de estudantes neurodivergentes no ensino superior em uma universidade pública. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64768-
dc.description.abstractA neurodiversidade reconhece as diferentes formas de funcionamento neurológico como parte da diversidade humana, sem tratá-las como anormalidades. No Brasil, a legislação assegura o direito à educação e, com a Lei Brasileira de Inclusão, ampliou o acesso ao ensino superior por meio de cotas para pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo analisou os desafios enfrentados por estudantes neurodivergentes no ensino superior, abordando aspectos como acesso, permanência e suporte institucional. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com 13 estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise temática. A amostra foi obtida por meio da estratégia de bola de neve, em que os participantes indicavam novos contatos até a saturação dos dados. O estudo revelou que a falta de adaptação pedagógica, o desconhecimento dos professores com relação à neurodiversidade e a ausência de suporte, dificultam a trajetória dos estudantes neurodivergentes. A permanência no ensino superior é desafiadora devido à sobrecarga acadêmica e à falta de compreensão inclusive por parte de membros da própria comunidade universitária, gerando isolamento. O estudo reforça a necessidade de políticas inclusivas, como capacitação docente e maior acessibilidade, para garantir um ambiente acadêmico equitativo e acolhedor.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNeurodiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPermanência Estudantilpt_BR
dc.titleDesafios de acesso e permanência de estudantes neurodivergentes no ensino superior em uma universidade públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7657200067444217pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7869184042245293pt_BR
dc.description.abstractxNeurodiversity recognizes the different forms of neurological functioning as part of human diversity, without treating them as abnormalities. In Brazil, legislation guarantees the right to education and, with the Brazilian Inclusion Law, expanded access to higher education through quotas for neurodivergent individuals, such as those with Autism Spectrum Disorder (ASD). This study analyzed the challenges faced by neurodivergent students in higher education, addressing aspects such as access, retention, and institutional support. The qualitative and exploratory research was conducted with 13 students from the Federal University of Pernambuco (UFPE), using semi-structured interviews and thematic analysis technique. The sample was obtained through the snowball strategy, in which participants indicated new contacts until data saturation was achieved. The study revealed that the lack of pedagogical adaptation, lack of knowledge among teachers, and lack of support hinder the trajectory of neurodivergent students. Remaining in higher education is challenging due to academic overload and lack of understanding, leading to isolation. The study reinforces the need for inclusive policies, such as teacher training and greater accessibility, to ensure an equitable and welcoming academic environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Etelvino Pablo Rojas Albuquerque.pdf
  Item embargado até 2026-07-25
363,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons