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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64754

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Título: Etnomatemática no artesanato do barro : a relação ao saber de artesãs do Alto do Moura com a matemática
Autor(es): SILVA, Brivaldo Antonio de Souza
Palavras-chave: Etnomatemática; Mulheres artesãs; Relação ao saber
Data do documento: 28-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Brivaldo Antonio de Souza. Etnomatemática no artesanato do barro : a relação ao saber de artesãs do Alto do Moura com a matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2025.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação de artesãs do barro com a matemática, enfatizando sua relação a este saber a partir de um olhar sobre a Etnomatemática. Esse estudo oferece uma abordagem diferente ao analisar as relações entre os mestres artesãos do barro e a Etnomatemática, sob uma análise da relação ao saber. Ao selecionar o artesanato do barro do Alto do Moura como campo de pesquisa, o trabalho buscou observar a relação com o saber da produção de mulheres artesãs com as práticas Etnomatemáticas. Mais do que peças artesanais, as criações revelam saberes e práticas intrínsecos à cultura e identidade da comunidade. A abordagem de Etnomatemática destaca como grupos étnicos empregam habilidades matemáticas em suas atividades diárias, transmitindo culturalmente entre membros da mesma comunidade. Assim, a investigação se concentra na relação das mestras artesãs com os saberes matemáticos utilizados em seus processos de produção, analisado sob as dimensões estruturais da relação ao saber propostas por Bernart Charlot: epistêmica, identidade e social. A análise dos resultados não apenas evidenciou a relação individual com o saber, mas também a conexão com o eu, com outras pessoas, com a comunidade e o mundo. Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa se utilizou da entrevista semiestruturada etnográfica. Esse método visa proporcionar uma compreensão aprofundada das perspectivas e significados culturais dos artesãos. A pesquisa apresenta resultados importantes que esclarecem e detalham o papel da mulher no artesanato cerâmico na comunidade e que sofre com um processo de invisibilidade do trabalho feminino, enquanto processo de construção cultural da sociedade. A pesquisa revela ainda presença de conceitos matemáticos como simetria, assimetria, proporção, sólidos geométricos e volume que se utiliza de unidades de medidas, numa perspectiva pragmática do contexto cultural da região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64754
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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