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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64754

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Brivaldo Antonio de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-31T15:06:17Z-
dc.date.available2025-07-31T15:06:17Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Brivaldo Antonio de Souza. Etnomatemática no artesanato do barro : a relação ao saber de artesãs do Alto do Moura com a matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64754-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação de artesãs do barro com a matemática, enfatizando sua relação a este saber a partir de um olhar sobre a Etnomatemática. Esse estudo oferece uma abordagem diferente ao analisar as relações entre os mestres artesãos do barro e a Etnomatemática, sob uma análise da relação ao saber. Ao selecionar o artesanato do barro do Alto do Moura como campo de pesquisa, o trabalho buscou observar a relação com o saber da produção de mulheres artesãs com as práticas Etnomatemáticas. Mais do que peças artesanais, as criações revelam saberes e práticas intrínsecos à cultura e identidade da comunidade. A abordagem de Etnomatemática destaca como grupos étnicos empregam habilidades matemáticas em suas atividades diárias, transmitindo culturalmente entre membros da mesma comunidade. Assim, a investigação se concentra na relação das mestras artesãs com os saberes matemáticos utilizados em seus processos de produção, analisado sob as dimensões estruturais da relação ao saber propostas por Bernart Charlot: epistêmica, identidade e social. A análise dos resultados não apenas evidenciou a relação individual com o saber, mas também a conexão com o eu, com outras pessoas, com a comunidade e o mundo. Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa se utilizou da entrevista semiestruturada etnográfica. Esse método visa proporcionar uma compreensão aprofundada das perspectivas e significados culturais dos artesãos. A pesquisa apresenta resultados importantes que esclarecem e detalham o papel da mulher no artesanato cerâmico na comunidade e que sofre com um processo de invisibilidade do trabalho feminino, enquanto processo de construção cultural da sociedade. A pesquisa revela ainda presença de conceitos matemáticos como simetria, assimetria, proporção, sólidos geométricos e volume que se utiliza de unidades de medidas, numa perspectiva pragmática do contexto cultural da região.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectMulheres artesãspt_BR
dc.subjectRelação ao saberpt_BR
dc.titleEtnomatemática no artesanato do barro : a relação ao saber de artesãs do Alto do Moura com a matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBORBA, Valéria Maria de Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4869858348428511pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the relationship between female clay artisans and mathematics, emphasizing their connection to this field of knowledge through the lens of Ethnomathematics. The study offers a unique approach by examining the interactions between master clay artisans and Ethnomathematics through an analysis of their relationship to knowledge. By selecting the clay craftsmanship of Alto do Moura as the research field, this work seeks to observe the relationship between women's production knowledge and Ethnomathematical practices. More than just artisanal pieces, their creations reveal knowledge and practices that are intrinsic to the community’s culture and identity. The Ethnomathematical approach highlights how ethnic groups employ mathematical skills in their daily activities, culturally transmitting these skills among members of the same community. Thus, the investigation focuses on the relationship that master craftswomen maintain with mathematical knowledge used in their production processes, analyzed through the structural dimensions of the relationship to knowledge proposed by Bernard Charlot: epistemic, identity-related, and social. The analysis of the results revealed not only the individual relationship with knowledge but also the connection with the self, with others, with the community, and with the world. To achieve the proposed objectives, this research employed the ethnographic semi-structured interview method. These methods aim to provide an in- depth understanding of the artisans' cultural perspectives and meanings. The study presents significant findings that clarify and detail the role of women in ceramic craftsmanship within the community, which faces a process of invisibilization of women's labor in the broader cultural construction of society. Furthermore, the research reveals the presence of mathematical concepts such as symmetry, asymmetry, proportion, geometric solids, and volume, all employing measurement units in a pragmatic perspective grounded in the region’s cultural context.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3764023649002251pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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