Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64743

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorCORREIA, Lutero Bandeira-
dc.date.accessioned2025-07-31T13:42:13Z-
dc.date.available2025-07-31T13:42:13Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.date.submitted2025-07-28-
dc.identifier.citationCORREIA, Lutero Bandeira. Análise da adequação didática da combinatória em um livro didático. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64743-
dc.description.abstractO livro didático é um dos principais recursos de ajuda ao professor na sala de aula. Ele pode ser útil especialmente em temas considerados difíceis pelos estudantes, como a combinatória. Assim, uma ferramenta capaz de apoiar o professor no planejamento de uma aula com o uso do livro pode ser um importante recurso para a construção de um processo de ensino e aprendizagem adequado. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o grau de idoneidade didática do capítulo de combinatória em uma coleção de livros didáticos do Novo Ensino Médio, tendo como base a Teoria da Idoneidade Didática, presente no Enfoque Ontossemiótico (EOS). Inicialmente, componentes e indicadores foram escolhidos para formação de um guia para combinatória, e um levantamento das coleções utilizadas nas escolas públicas de Caruaru e Bezerros no ano de 2024 foi realizado. A coleção foi escolhida por ser a mais utilizada dentre as escolas pesquisadas nos municípios de Caruaru e Bezerros no ano de 2024. O capítulo sobre combinatória foi analisado e classificado segundo o guia elaborado de acordo com diferentes critérios de idoneidade. O resultado deste trabalho busca apoiar o professor em suas aulas de combinatória, provendo um material para guiá-lo no uso do livro para a realização de um processo de ensino e aprendizagem idôneo.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectTeoria da idoneidade didáticapt_BR
dc.titleAnálise da adequação didática da combinatória em um livro didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Lidiane Pereira de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe textbook is one of the main resources used to assist teachers in the classroom. It can be especially useful in subjects that present difficulties for some students, such as combinatorics. Therefore, a tool capable of supporting the teacher in planning a lesson using a book can be an important resource for building an adequate teaching and learning process. This research aims to analyze the didactic suitability of the combinatorics chapter in a collection of New High School textbooks, based on the Theory of Didactic Suitability, present in the Ontosemiotic Approach (EOS). Initially, components and indicators were selected to form a guide for combinatorics, and a survey of the collections used in public schools in Caruaru and Bezerros in 2024 was conducted. The collection was chosen because it was the most used among the schools surveyed in the municipalities of Caruaru and Bezerros in 2024. The chapter of combinatorics was analyzed and classified according to the guide developed conforming to various suitability criteria. The result of this work seeks to support the teacher in his Combinatorics classes, providing material to guide him in using the book to carry out a suitable teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lutero Bandeira Correia.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons