Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64743
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | CORREIA, Lutero Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T13:42:13Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31T13:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Lutero Bandeira. Análise da adequação didática da combinatória em um livro didático. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64743 | - |
dc.description.abstract | O livro didático é um dos principais recursos de ajuda ao professor na sala de aula. Ele pode ser útil especialmente em temas considerados difíceis pelos estudantes, como a combinatória. Assim, uma ferramenta capaz de apoiar o professor no planejamento de uma aula com o uso do livro pode ser um importante recurso para a construção de um processo de ensino e aprendizagem adequado. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o grau de idoneidade didática do capítulo de combinatória em uma coleção de livros didáticos do Novo Ensino Médio, tendo como base a Teoria da Idoneidade Didática, presente no Enfoque Ontossemiótico (EOS). Inicialmente, componentes e indicadores foram escolhidos para formação de um guia para combinatória, e um levantamento das coleções utilizadas nas escolas públicas de Caruaru e Bezerros no ano de 2024 foi realizado. A coleção foi escolhida por ser a mais utilizada dentre as escolas pesquisadas nos municípios de Caruaru e Bezerros no ano de 2024. O capítulo sobre combinatória foi analisado e classificado segundo o guia elaborado de acordo com diferentes critérios de idoneidade. O resultado deste trabalho busca apoiar o professor em suas aulas de combinatória, provendo um material para guiá-lo no uso do livro para a realização de um processo de ensino e aprendizagem idôneo. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Combinatória | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Teoria da idoneidade didática | pt_BR |
dc.title | Análise da adequação didática da combinatória em um livro didático. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Lidiane Pereira de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The textbook is one of the main resources used to assist teachers in the classroom. It can be especially useful in subjects that present difficulties for some students, such as combinatorics. Therefore, a tool capable of supporting the teacher in planning a lesson using a book can be an important resource for building an adequate teaching and learning process. This research aims to analyze the didactic suitability of the combinatorics chapter in a collection of New High School textbooks, based on the Theory of Didactic Suitability, present in the Ontosemiotic Approach (EOS). Initially, components and indicators were selected to form a guide for combinatorics, and a survey of the collections used in public schools in Caruaru and Bezerros in 2024 was conducted. The collection was chosen because it was the most used among the schools surveyed in the municipalities of Caruaru and Bezerros in 2024. The chapter of combinatorics was analyzed and classified according to the guide developed conforming to various suitability criteria. The result of this work seeks to support the teacher in his Combinatorics classes, providing material to guide him in using the book to carry out a suitable teaching and learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lutero Bandeira Correia.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons