Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687

Compartilhe esta página

Título: Inteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPT
Autor(es): Silva, Danielle Feliciano de Lima e
Palavras-chave: Chat GPT; Redação; Intertextualidade; Enem; Argumentação
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: Silva, Danielle Feliciano de Lima e. Inteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPT. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Partindo da noção de língua enquanto dimensão sociocognitiva, o estudo em questão se baseia em Marcuschi (2008), Koch (2014), contemplando os fundamentos teóricos da Linguística Textual e da Teoria da Argumentação no Discurso, de R. Amossy, tal como abordado em Cavalcante (et alii, 2020), este artigo busca analisar como a intertextualidade se manifesta nas produções dissertativo-argumentativas. O estudo dirigiu-se a partir da comparação entre as redações de participantes do Enem 2018 e da redação gerada pelo ChatGPT sobre o mesmo tema. Analisou-se, portanto, aspectos argumentativos e marcas intertextuais em ambas as produções, refletindo as convergências e divergências, considerando as particularidades dos diferentes contextos os quais são produzidos. Os resultados indicam que, apesar da habilidade e da velocidade da inteligência artificial generativa em gerar textos, os textos humanos demonstram maior grau de intertextualidade, criticidade e subjetividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danielle Feliciano de Lima e Silva.pdf368,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons