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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCortez, Suzana Leite-
dc.contributor.authorSilva, Danielle Feliciano de Lima e-
dc.date.accessioned2025-07-24T13:26:03Z-
dc.date.available2025-07-24T13:26:03Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-07-23-
dc.identifier.citationSilva, Danielle Feliciano de Lima e. Inteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPT. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687-
dc.description.abstractPartindo da noção de língua enquanto dimensão sociocognitiva, o estudo em questão se baseia em Marcuschi (2008), Koch (2014), contemplando os fundamentos teóricos da Linguística Textual e da Teoria da Argumentação no Discurso, de R. Amossy, tal como abordado em Cavalcante (et alii, 2020), este artigo busca analisar como a intertextualidade se manifesta nas produções dissertativo-argumentativas. O estudo dirigiu-se a partir da comparação entre as redações de participantes do Enem 2018 e da redação gerada pelo ChatGPT sobre o mesmo tema. Analisou-se, portanto, aspectos argumentativos e marcas intertextuais em ambas as produções, refletindo as convergências e divergências, considerando as particularidades dos diferentes contextos os quais são produzidos. Os resultados indicam que, apesar da habilidade e da velocidade da inteligência artificial generativa em gerar textos, os textos humanos demonstram maior grau de intertextualidade, criticidade e subjetividade.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectChat GPTpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleInteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPTpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5764149676138030pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.description.abstractxBased on the notion of language as a sociocognitive dimension, the study in question is based on Marcuschi (2008), Koch (2014), contemplating the theoretical foundations of Textual Linguistics and the Theory of Argumentation in Discourse, by R. Amossy, as discussed in Cavalcante (et alii, 2020), this article seeks to analyze how intertextuality manifests itself in dissertative-argumentative productions. The study was directed by the comparison between the essays of participants of Enem 2018 and the essay generated by ChatGPT on the same topic. Therefore, argumentative aspects and intertextual marks were analyzed in both productions, reflecting the convergences and divergences, considering the particularities of the different contexts in which they are produced. The results indicate that, despite the ability and speed of generative artificial intelligence in generating texts, human texts demonstrate a greater degree of intertextuality, criticality, and subjectivity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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