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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cortez, Suzana Leite | - |
dc.contributor.author | Silva, Danielle Feliciano de Lima e | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T13:26:03Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T13:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-23 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Danielle Feliciano de Lima e. Inteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPT. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64687 | - |
dc.description.abstract | Partindo da noção de língua enquanto dimensão sociocognitiva, o estudo em questão se baseia em Marcuschi (2008), Koch (2014), contemplando os fundamentos teóricos da Linguística Textual e da Teoria da Argumentação no Discurso, de R. Amossy, tal como abordado em Cavalcante (et alii, 2020), este artigo busca analisar como a intertextualidade se manifesta nas produções dissertativo-argumentativas. O estudo dirigiu-se a partir da comparação entre as redações de participantes do Enem 2018 e da redação gerada pelo ChatGPT sobre o mesmo tema. Analisou-se, portanto, aspectos argumentativos e marcas intertextuais em ambas as produções, refletindo as convergências e divergências, considerando as particularidades dos diferentes contextos os quais são produzidos. Os resultados indicam que, apesar da habilidade e da velocidade da inteligência artificial generativa em gerar textos, os textos humanos demonstram maior grau de intertextualidade, criticidade e subjetividade. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Chat GPT | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial generativa e argumentação: um estudo comparativo entre redações do Enem e textos gerados pelo Chat GPT | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5764149676138030 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7074383097916404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the notion of language as a sociocognitive dimension, the study in question is based on Marcuschi (2008), Koch (2014), contemplating the theoretical foundations of Textual Linguistics and the Theory of Argumentation in Discourse, by R. Amossy, as discussed in Cavalcante (et alii, 2020), this article seeks to analyze how intertextuality manifests itself in dissertative-argumentative productions. The study was directed by the comparison between the essays of participants of Enem 2018 and the essay generated by ChatGPT on the same topic. Therefore, argumentative aspects and intertextual marks were analyzed in both productions, reflecting the convergences and divergences, considering the particularities of the different contexts in which they are produced. The results indicate that, despite the ability and speed of generative artificial intelligence in generating texts, human texts demonstrate a greater degree of intertextuality, criticality, and subjectivity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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