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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682
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Título: | Formação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambuco |
Autor(es): | SILVA, Túlio Batista da |
Palavras-chave: | Questão Étnico-Racial; Serviço Social; Formação Profissional; Mercantilização do Ensino; Movimento Negro; Educação |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Túlio Batista da. Formação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho se concentrou em estudar o debate da questão étnico-racial na formação acadêmico-profissional em Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, considerando a importância de avançar no debate étnico-racial na formação profissional e a relação com a mercantilização do ensino. Nessa perspectiva, buscamos discutir os fundamentos da questão étnico-racial no Brasil, a política de educação, o movimento negro, e analisar a incorporação desse debate nas instituições responsáveis pela formação de grande parte das/os assistentes sociais no Brasil, além de identificar as implicações do ensino no âmbito privado e as possíveis consequências para a formação. Realizou-se um levantamento das instituições de ensino ativas no estado de Pernambuco e a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos e matrizes curriculares, com o objetivo de identificar a inserção do debate. As análises dos documentos foram realizadas com base nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social (1996), no Projeto Ético-Político e nas ações das entidades representativas da categoria, com foco na ABEPSS. Os resultados evidenciaram que a formação em Serviço Social no âmbito privado incorpora o debate da questão étnico-racial de forma superficial em seus projetos pedagógicos e nos currículos, sem o compromisso necessário para uma formação antirracista. Entretanto, a pesquisa mostra que a categoria tem avançado no debate étnico-racial, necessitando continuar avançando para transbordar a formalidade e firmar a compreensão da questão étnico-racial como estruturante nas relações sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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