Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CLEMENTE, Flávia da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Túlio Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T12:16:28Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T12:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Túlio Batista da. Formação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se concentrou em estudar o debate da questão étnico-racial na formação acadêmico-profissional em Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, considerando a importância de avançar no debate étnico-racial na formação profissional e a relação com a mercantilização do ensino. Nessa perspectiva, buscamos discutir os fundamentos da questão étnico-racial no Brasil, a política de educação, o movimento negro, e analisar a incorporação desse debate nas instituições responsáveis pela formação de grande parte das/os assistentes sociais no Brasil, além de identificar as implicações do ensino no âmbito privado e as possíveis consequências para a formação. Realizou-se um levantamento das instituições de ensino ativas no estado de Pernambuco e a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos e matrizes curriculares, com o objetivo de identificar a inserção do debate. As análises dos documentos foram realizadas com base nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social (1996), no Projeto Ético-Político e nas ações das entidades representativas da categoria, com foco na ABEPSS. Os resultados evidenciaram que a formação em Serviço Social no âmbito privado incorpora o debate da questão étnico-racial de forma superficial em seus projetos pedagógicos e nos currículos, sem o compromisso necessário para uma formação antirracista. Entretanto, a pesquisa mostra que a categoria tem avançado no debate étnico-racial, necessitando continuar avançando para transbordar a formalidade e firmar a compreensão da questão étnico-racial como estruturante nas relações sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Questão Étnico-Racial | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Movimento Negro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6350221677950595 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3845365828533014 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focused on examining the debate on ethnic-racial issues in the academic-professional training of Social Work in private Higher Education Institutions (HEIs), considering the importance of advancing the ethnic-racial debate in professional training and its relation to the commodification of education. In this perspective, we aim to discuss the foundations of ethnic-racial issues in Brazil, education policy, the Black movement, and analyze the incorporation of this debate in institutions responsible for training a large portion of social workers in Brazil, in addition to identifying the implications of education in the private sector and the potential consequences for training. A survey was conducted of active educational institutions in the state of Pernambuco and an analysis of the Political Pedagogical Projects and curricular matrices was carried out, with the goal of identifying the inclusion of the debate. The document analyses were based on the Curriculum Guidelines for the Social Work Course (1996), the Ethical-Political Project, and the actions of representative entities of the category, with a focus on ABEPSS. The results revealed that the Social Work education in the private sector incorporates the ethnic-racial debate in a superficial manner in its pedagogical projects and curricula, lacking the necessary commitment to an anti-racist education. However, the research shows that the category has made progress in the ethnic-racial debate, needing to continue advancing to move beyond formality and establish the understanding of ethnic-racial issues as central in social relations. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Túlio Batista da Silva.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons