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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64590
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Título: | 5E-FLEX: repensando a implementação de simulações interativas no ensino superior por meio do modelo 5E à luz da Teoria da Flexibilidade Cognitiva |
Autor(es): | SILVA, Renan Amorim da |
Palavras-chave: | Modelo Instrucional 5E; Teoria da Flexibilidade Cognitiva; Simulação interativa |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Renan Amorim da. 5E-FLEX: repensando a implementação de simulações interativas no ensino superior por meeio do modelo 5E à luz da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Estudos na área de ensino das Ciências apontam que tecnologias, como simulações interativas, se mostram promissoras frente a construção do conhecimento. Contudo, observa-se uma lacuna considerável na discussão acerca da maneira pela qual essas tecnologias são implementadas e das bases teóricas que norteiam essa implementação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como professores de química, em formação, desenvolvem estratégias didáticas utilizando simulações interativas, adotando a abordam cíclica 5E-FLEX. O modelo instrucional 5E foi revisitado à Luz da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), culminando na proposição do modelo 5E-FLEX. Como metodologia, foi realizada uma oficina, dividida em três encontros, dirigida a uma turma de discentes do curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA. No primeiro encontro, foram explorados debates sobre a incorporação de simulações no ensino, assim como os princípios subjacentes ao modelo 5E, mediante análise de pesquisas da área. No segundo encontro, foi introduzida a TFC e sua possível relação com o modelo 5E. Em seguida, os discentes foram divididos em equipes para elaboração de uma estratégia de ensino com simulação interativa, envolvendo o modelo 5E-FLEX. No terceiro encontro, os estudantes apresentaram suas propostas didáticas e responderam a um questionário. As discussões ocorridas no primeiro e terceiro encontros foram registradas em formato de gravações de áudio, as quais foram posteriormente transcritas e submetidas a análise. Ao término da oficina, foram entregues as estratégias elaboradas pelos discentes, sendo avaliadas quanto ao alinhamento às premissas teóricas da pesquisa, além da aplicação de um questionário aberto com questionamentos referentes ao contexto geral da pesquisa. Os dados do questionário foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. De um modo geral, os dados da pesquisa evidenciam avanços e desafios na implementação do modelo 5E-FLEX. Os discentes reconhecem a relevância do modelo para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, contudo, expressam dificuldades na articulação entre as fases do modelo e a integração das simulações. Esses desafios são atribuídos, em parte, à falta de familiaridade com as tecnologias utilizadas e o tempo restrito para a realização da pesquisa. Apesar disso, as estratégias propostas foram avaliadas como viáveis para implementação, destacando a necessidade de ajustes metodológicos, a fim de melhor alinhar os preceitos teóricos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64590 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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