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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64590

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorSILVA, Renan Amorim da-
dc.date.accessioned2025-07-22T15:54:59Z-
dc.date.available2025-07-22T15:54:59Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Renan Amorim da. 5E-FLEX: repensando a implementação de simulações interativas no ensino superior por meeio do modelo 5E à luz da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64590-
dc.description.abstractEstudos na área de ensino das Ciências apontam que tecnologias, como simulações interativas, se mostram promissoras frente a construção do conhecimento. Contudo, observa-se uma lacuna considerável na discussão acerca da maneira pela qual essas tecnologias são implementadas e das bases teóricas que norteiam essa implementação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como professores de química, em formação, desenvolvem estratégias didáticas utilizando simulações interativas, adotando a abordam cíclica 5E-FLEX. O modelo instrucional 5E foi revisitado à Luz da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), culminando na proposição do modelo 5E-FLEX. Como metodologia, foi realizada uma oficina, dividida em três encontros, dirigida a uma turma de discentes do curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA. No primeiro encontro, foram explorados debates sobre a incorporação de simulações no ensino, assim como os princípios subjacentes ao modelo 5E, mediante análise de pesquisas da área. No segundo encontro, foi introduzida a TFC e sua possível relação com o modelo 5E. Em seguida, os discentes foram divididos em equipes para elaboração de uma estratégia de ensino com simulação interativa, envolvendo o modelo 5E-FLEX. No terceiro encontro, os estudantes apresentaram suas propostas didáticas e responderam a um questionário. As discussões ocorridas no primeiro e terceiro encontros foram registradas em formato de gravações de áudio, as quais foram posteriormente transcritas e submetidas a análise. Ao término da oficina, foram entregues as estratégias elaboradas pelos discentes, sendo avaliadas quanto ao alinhamento às premissas teóricas da pesquisa, além da aplicação de um questionário aberto com questionamentos referentes ao contexto geral da pesquisa. Os dados do questionário foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. De um modo geral, os dados da pesquisa evidenciam avanços e desafios na implementação do modelo 5E-FLEX. Os discentes reconhecem a relevância do modelo para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, contudo, expressam dificuldades na articulação entre as fases do modelo e a integração das simulações. Esses desafios são atribuídos, em parte, à falta de familiaridade com as tecnologias utilizadas e o tempo restrito para a realização da pesquisa. Apesar disso, as estratégias propostas foram avaliadas como viáveis para implementação, destacando a necessidade de ajustes metodológicos, a fim de melhor alinhar os preceitos teóricos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelo Instrucional 5Ept_BR
dc.subjectTeoria da Flexibilidade Cognitivapt_BR
dc.subjectSimulação interativapt_BR
dc.title5E-FLEX: repensando a implementação de simulações interativas no ensino superior por meio do modelo 5E à luz da Teoria da Flexibilidade Cognitivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4787541330549031pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxStudies in the field of science education indicate that technologies such as interactive simulations hold great promise in facilitating knowledge construction. However, there remains a significant gap in the discussion regarding how these technologies are implemented and the theoretical foundations guiding their use. Thus, this research aims to understand how pre service chemistry teachers develop instructional strategies utilizing interactive simulations, adopting the cyclical 5E-FLEX approach. The 5E instructional model was revisited considering the Cognitive Flexibility Theory (CFT), culminating in the proposal of the 5E-FLEX model. As a methodology, a workshop was conducted in three sessions with a cohort of undergraduate chemistry education students from UFPE/CAA. In the first session, discussions focused on the integration of simulations into teaching practices and the underlying principles of the 5E model, supported by an analysis of relevant research. The second session introduced the CFT and its potential alignment with the 5E model. Subsequently, students were divided into teams to design a teaching strategy involving interactive simulations based on the 5E-FLEX model. In the third session, the students presented their instructional proposals and completed a questionnaire. Discussions from the first and third sessions were recorded as audio files, transcribed, and subjected to analysis. At the end of the workshop, the teams submitted their instructional strategies, which were evaluated for alignment with the study’s theoretical premises, and an open-ended questionnaire was administered to collect broader feedback about the research context. The questionnaire data were analyzed using Content Analysis. Overall, the findings highlight both progress and challenges in implementing the 5E-FLEX model. The students recognized the model’s importance in fostering skill development among learners but reported difficulties in articulating the phases of the model and integrating the simulations effectively. These challenges were partially attributed to a lack of familiarity with the technologies employed and the limited time allocated for the research. Nonetheless, the proposed strategies were deemed viable for implementation, emphasizing the need for methodological adjustments to better align with the theoretical principles.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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