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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64581

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Título: A prática docente em matemática e a BNCC: desafios e estratégias nos anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): SANTOS, Luiz Henrique dos
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Ensino de Matemática; Anos Finais do Ensino Fundamental; Metodologias Contextualizadas; Práticas Interventivas; Formação de Professores
Data do documento: 19-Jun-2025
Citação: SANTOS, Luiz Henrique dos. A prática docente em matemática e a BNCC: desafios e estratégias nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho busca analisar as estratégias pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados no exercício da docência em Matemática nos anos finais do ensino fundamental, considerando as orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os pressupostos da abordagem contextualizada de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, busca explorar e analisar como os professores do ensino básico enfrentam a sistematização teórica dos conteúdos previstos no currículo da disciplina de matemática e as intervenções metodológicas vivenciadas no cotidiano escolar, especialmente na relação aluno-professor. Dentro disso, foram analisados aspectos como a resistência à aprendizagem por parte dos estudantes, a ausência de recursos financeiros nas instituições de ensino e escassez de formações continuadas adequadas para os docentes, elementos fundamentais para um bom desempenho educacional, fundamentando-se nos autores Freire, Perrenoud, Fiorentini e Vygotsky. O estudo evidencia uma aplicação prática deste documento, a partir de uma análise de envolvimento dos docentes na promoção de estratégias educacionais de intervenção alinhadas às diretrizes do documento, levando em consideração a realidade de cada estudante e o que pode contribuir nas atividades realizadas em sala de aula. Diante disso, a investigação foi conduzida com base em um questionário aplicados a oito professores de matemática que atuam no ensino fundamental, selecionados entre os profissionais de rede pública e privada, a fim de garantir uma amostra representativa e diversificada. Sabe-se que a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas e de intervenção pode contribuir para uma melhoria do ensino e um rendimento proveitoso na aprendizagem matemática, conforme previsto nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Essas práticas oferecem aos estudantes uma formação mais concretizada, participativa e integrada, promovendo assim, o desenvolvimento das aptidões necessárias para a formação cidadã. A pesquisa revelou que a BNCC traz diretrizes importantes, mas sua efetivação depende de condições reais de trabalho atreladas à prática docente, para tanto, ela se torna significativa quando considera o contexto dos alunos e promove o protagonismo estudantil. Entretanto, os participantes desse estudo apontaram sobre a necessidade de reforçar o ensino, necessitando de mais formações continuadas que abrangem a realidade da comunidade ao qual a instituição se encontra, além disso, também é abordado sobre o apoio institucional e os recursos adequados para a promoção de um ensino efetivo e de qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64581
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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