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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Luiz Henrique dos-
dc.date.accessioned2025-07-22T10:53:30Z-
dc.date.available2025-07-22T10:53:30Z-
dc.date.issued2025-06-19-
dc.date.submitted2025-07-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Henrique dos. A prática docente em matemática e a BNCC: desafios e estratégias nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64581-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar as estratégias pedagógicas adotadas e os desafios enfrentados no exercício da docência em Matemática nos anos finais do ensino fundamental, considerando as orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os pressupostos da abordagem contextualizada de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, busca explorar e analisar como os professores do ensino básico enfrentam a sistematização teórica dos conteúdos previstos no currículo da disciplina de matemática e as intervenções metodológicas vivenciadas no cotidiano escolar, especialmente na relação aluno-professor. Dentro disso, foram analisados aspectos como a resistência à aprendizagem por parte dos estudantes, a ausência de recursos financeiros nas instituições de ensino e escassez de formações continuadas adequadas para os docentes, elementos fundamentais para um bom desempenho educacional, fundamentando-se nos autores Freire, Perrenoud, Fiorentini e Vygotsky. O estudo evidencia uma aplicação prática deste documento, a partir de uma análise de envolvimento dos docentes na promoção de estratégias educacionais de intervenção alinhadas às diretrizes do documento, levando em consideração a realidade de cada estudante e o que pode contribuir nas atividades realizadas em sala de aula. Diante disso, a investigação foi conduzida com base em um questionário aplicados a oito professores de matemática que atuam no ensino fundamental, selecionados entre os profissionais de rede pública e privada, a fim de garantir uma amostra representativa e diversificada. Sabe-se que a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas e de intervenção pode contribuir para uma melhoria do ensino e um rendimento proveitoso na aprendizagem matemática, conforme previsto nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Essas práticas oferecem aos estudantes uma formação mais concretizada, participativa e integrada, promovendo assim, o desenvolvimento das aptidões necessárias para a formação cidadã. A pesquisa revelou que a BNCC traz diretrizes importantes, mas sua efetivação depende de condições reais de trabalho atreladas à prática docente, para tanto, ela se torna significativa quando considera o contexto dos alunos e promove o protagonismo estudantil. Entretanto, os participantes desse estudo apontaram sobre a necessidade de reforçar o ensino, necessitando de mais formações continuadas que abrangem a realidade da comunidade ao qual a instituição se encontra, além disso, também é abordado sobre o apoio institucional e os recursos adequados para a promoção de um ensino efetivo e de qualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologias Contextualizadaspt_BR
dc.subjectPráticas Interventivaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA prática docente em matemática e a BNCC: desafios e estratégias nos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8117704041285185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to analyze the pedagogical strategies imposed and the challenges faced in teaching Mathematics in the final years of elementary school, considering the guidelines proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) and the demands of the contextualized teaching approach. The research, of a qualitative nature, seeks to explore and analyze how elementary school teachers face the theoretical systematization of the contents provided for in the curriculum of the mathematics subject and in the methodological disciplines experienced in the school routine, especially in the student-teacher relationship. Within this, aspects such as resistance to learning on the part of students, the lack of financial resources in educational institutions and the lack of adequate continuing education for teachers were analyzed, fundamental elements for good educational performance, based on the authors Freire, Perrenoud, Fiorentini and Vygotsky. The study highlights the application of a practice from this document, based on an analysis of the involvement of teachers in promoting educational intervention strategies aligned with the document's guidelines, taking into account the reality of each student and what can contribute to the activities carried out in the classroom. In view of this, the research was conducted based on a questionnaire applied to eight mathematics teachers who work in elementary education, selected from among professionals from public and private schools, in order to ensure a representative and diverse sample. It is known that the adoption of contextualized and intervention pedagogical practices can contribute to an improvement in teaching and a profitable performance in mathematical learning, as provided for in the competencies and skills of the National Common Curricular Base. These practices offer students a more concrete, participatory and integrated education, thus promoting the development of the skills necessary for citizenship formation. The research revealed that the BNCC provides important guidelines, but its implementation depends on real working conditions linked to teaching practice, therefore, it becomes significant when it considers the context of the students and promotes student protagonism. However, the participants in this study pointed out the need to reinforce teaching, requiring more ongoing training that encompasses the reality of the community in which the institution is located. In addition, institutional support and adequate resources for promoting effective and quality teaching are also addressed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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