Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567

Compartilhe esta página

Título: AS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digital
Autor(es): Souza, Joel Gomes de
Palavras-chave: Livro Paradidático; Geometria Gráfica; Modelagem 3D; Arte
Data do documento: 8-Mai-2025
Citação: Souza, Joel Gomes de. AS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura m Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "As Aventuras de Pedrinho nas Páginas da Geometria" consiste em um memorial descritivo de um livro paradidático digital e ilustrado, criado para tornar o ensino da Geometria mais envolvente para alunos do ensino fundamental. O livro utiliza a Teoria dos Níveis de Desenvolvimento Geométrico dos Van Hiele como base pedagógica, garantindo uma progressão gradual de complexidade nos conceitos abordados. Antes da produção do livro propriamente dito, busco responder os “porquês” que envolvem a escolha pela produção de um livro paradidático sobre geometria, como o que é, como surgiu e suas diferenças com respeito a outras categorias de livros (conceito, origem, evolução dos livros paradidáticos e suas diferenças em relação aos livros didáticos). Em seguida faço uma breve análise de livros paradidáticos e suas características, tentando criar diretrizes para auxiliar na produção do meu livro. Em seguida abordo sobre o problema que existe atualmente no ensino de geometria no contexto escolar no Brasil, e em conjunto com os estudos de Campello e Silva (2018); Zamboni, (1991) e Dalcin (2007) produzo e descrevo a produção do livro, desde a etapa de processos criativos aos processos técnicos. Me apoio também na produção do artefato digital criado como Trabalho de Conclusão de Curso de Taynan Ayres (2023) “A GRANDE FAMÍLIA DO QUADRADO: Produção de um livro paradidático sobre quadriláteros”, onde produz um artefato semelhante ao proposto neste trabalho. Esse Trabalho de Conclusão de Curso, além de ser um projeto educacional, reflete uma síntese de todas as minhas influências artísticas e experiências pessoais, propondo uma maneira inovadora de ensinar Geometria, transformando o aprendizado em uma jornada leve e divertida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joel Gomes de Souza.pdf25,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons