Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, José Edeson de Melo-
dc.contributor.authorSouza, Joel Gomes de-
dc.date.accessioned2025-07-21T18:17:31Z-
dc.date.available2025-07-21T18:17:31Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationSouza, Joel Gomes de. AS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura m Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567-
dc.description.abstractO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "As Aventuras de Pedrinho nas Páginas da Geometria" consiste em um memorial descritivo de um livro paradidático digital e ilustrado, criado para tornar o ensino da Geometria mais envolvente para alunos do ensino fundamental. O livro utiliza a Teoria dos Níveis de Desenvolvimento Geométrico dos Van Hiele como base pedagógica, garantindo uma progressão gradual de complexidade nos conceitos abordados. Antes da produção do livro propriamente dito, busco responder os “porquês” que envolvem a escolha pela produção de um livro paradidático sobre geometria, como o que é, como surgiu e suas diferenças com respeito a outras categorias de livros (conceito, origem, evolução dos livros paradidáticos e suas diferenças em relação aos livros didáticos). Em seguida faço uma breve análise de livros paradidáticos e suas características, tentando criar diretrizes para auxiliar na produção do meu livro. Em seguida abordo sobre o problema que existe atualmente no ensino de geometria no contexto escolar no Brasil, e em conjunto com os estudos de Campello e Silva (2018); Zamboni, (1991) e Dalcin (2007) produzo e descrevo a produção do livro, desde a etapa de processos criativos aos processos técnicos. Me apoio também na produção do artefato digital criado como Trabalho de Conclusão de Curso de Taynan Ayres (2023) “A GRANDE FAMÍLIA DO QUADRADO: Produção de um livro paradidático sobre quadriláteros”, onde produz um artefato semelhante ao proposto neste trabalho. Esse Trabalho de Conclusão de Curso, além de ser um projeto educacional, reflete uma síntese de todas as minhas influências artísticas e experiências pessoais, propondo uma maneira inovadora de ensinar Geometria, transformando o aprendizado em uma jornada leve e divertida.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLivro Paradidáticopt_BR
dc.subjectGeometria Gráficapt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleAS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMelo, Sandra de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1267700090351876pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4413292899329883pt_BR
dc.description.abstractxThe Undergraduate Thesis titled "The Adventures of Pedrinho in the Pages of Geometry" consists of a descriptive memorial of a digital and illustrated paradidactic book, created to make the teaching of Geometry more accessible and engaging for elementary school students. The book uses the Van Hiele Theory of Geometric Development Levels as a pedagogical foundation, ensuring a gradual progression in the complexity of the concepts addressed. Before the actual production of the book, the research seeks to answer the reasons behind the choice of creating a paradidactic book on Geometry — exploring what it is, how it emerged, and its differences compared to other types of educational books (concept, origin, evolution of paradidactic books, and their distinctions from traditional textbooks). This is followed by a brief analysis of existing paradidactic books and their characteristics, with the aim of establishing guidelines to assist in the development of the current project. The study then addresses the challenges faced in the teaching of Geometry within the Brazilian school context, drawing on the works of Campello and Silva (2018), Zamboni (1991), and Dalcin (2007) to support and guide the creation process — from the creative phase to the technical execution. The project also draws inspiration from the digital artifact produced in Taynan Ayres' (2023) Undergraduate Thesis “The Big Quadrilateral Family: Production of a paradidactic book on quadrilaterals” which presents a similar approach to the one proposed here. In addition to being an educational project, this Undergraduate Thesis reflects a synthesis of all my artistic influences and personal experiences, offering an innovative way to teach Geometry by transforming learning into a lighthearted and enjoyable journey.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9000872895857358pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joel Gomes de Souza.pdf25,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons