Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, José Edeson de Melo | - |
dc.contributor.author | Souza, Joel Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T18:17:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T18:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Joel Gomes de. AS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura m Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64567 | - |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "As Aventuras de Pedrinho nas Páginas da Geometria" consiste em um memorial descritivo de um livro paradidático digital e ilustrado, criado para tornar o ensino da Geometria mais envolvente para alunos do ensino fundamental. O livro utiliza a Teoria dos Níveis de Desenvolvimento Geométrico dos Van Hiele como base pedagógica, garantindo uma progressão gradual de complexidade nos conceitos abordados. Antes da produção do livro propriamente dito, busco responder os “porquês” que envolvem a escolha pela produção de um livro paradidático sobre geometria, como o que é, como surgiu e suas diferenças com respeito a outras categorias de livros (conceito, origem, evolução dos livros paradidáticos e suas diferenças em relação aos livros didáticos). Em seguida faço uma breve análise de livros paradidáticos e suas características, tentando criar diretrizes para auxiliar na produção do meu livro. Em seguida abordo sobre o problema que existe atualmente no ensino de geometria no contexto escolar no Brasil, e em conjunto com os estudos de Campello e Silva (2018); Zamboni, (1991) e Dalcin (2007) produzo e descrevo a produção do livro, desde a etapa de processos criativos aos processos técnicos. Me apoio também na produção do artefato digital criado como Trabalho de Conclusão de Curso de Taynan Ayres (2023) “A GRANDE FAMÍLIA DO QUADRADO: Produção de um livro paradidático sobre quadriláteros”, onde produz um artefato semelhante ao proposto neste trabalho. Esse Trabalho de Conclusão de Curso, além de ser um projeto educacional, reflete uma síntese de todas as minhas influências artísticas e experiências pessoais, propondo uma maneira inovadora de ensinar Geometria, transformando o aprendizado em uma jornada leve e divertida. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Livro Paradidático | pt_BR |
dc.subject | Geometria Gráfica | pt_BR |
dc.subject | Modelagem 3D | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | AS AVENTURAS DE PEDRINHO NAS PÁGINAS DA GEOMETRIA: um livro paradidático digital | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Melo, Sandra de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1267700090351876 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4413292899329883 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Undergraduate Thesis titled "The Adventures of Pedrinho in the Pages of Geometry" consists of a descriptive memorial of a digital and illustrated paradidactic book, created to make the teaching of Geometry more accessible and engaging for elementary school students. The book uses the Van Hiele Theory of Geometric Development Levels as a pedagogical foundation, ensuring a gradual progression in the complexity of the concepts addressed. Before the actual production of the book, the research seeks to answer the reasons behind the choice of creating a paradidactic book on Geometry — exploring what it is, how it emerged, and its differences compared to other types of educational books (concept, origin, evolution of paradidactic books, and their distinctions from traditional textbooks). This is followed by a brief analysis of existing paradidactic books and their characteristics, with the aim of establishing guidelines to assist in the development of the current project. The study then addresses the challenges faced in the teaching of Geometry within the Brazilian school context, drawing on the works of Campello and Silva (2018), Zamboni (1991), and Dalcin (2007) to support and guide the creation process — from the creative phase to the technical execution. The project also draws inspiration from the digital artifact produced in Taynan Ayres' (2023) Undergraduate Thesis “The Big Quadrilateral Family: Production of a paradidactic book on quadrilaterals” which presents a similar approach to the one proposed here. In addition to being an educational project, this Undergraduate Thesis reflects a synthesis of all my artistic influences and personal experiences, offering an innovative way to teach Geometry by transforming learning into a lighthearted and enjoyable journey. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9000872895857358 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joel Gomes de Souza.pdf | 25,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons