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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64564

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Título: Ouvindo o surdo : um estudo sobre a usabilidade do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA)
Autor(es): ARAUJO, Dayane Batista da Silva
Palavras-chave: Pessoas surdas; Língua brasileira de sinais (librais); Usabilidade; Sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA)
Data do documento: 8-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAUJO, Dayane Batista da Silva. Ouvindo o surdo : um estudo sobre a usabilidade do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA). Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidades Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Esta dissertação concentra-se na usabilidade do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para estudantes surdos e usuários da Libras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo principal é propor recomendações aplicáveis ao SIGAA. visando aprimorar a eficácia, eficiência e satisfação desses estudantes em especifico. A pesquisa justifica-se pela necessidade premente de promover a inclusão no ensino superior, respondendo à imperativa demanda por igualdade educacional. A partir de uma metodologia que combinou abordagens qualitativas e quantitativas, os dados da investigação revelaram a existência de barreiras enfrentadas pelos estudantes surdos e o impacto negativo na avaliação da usabilidade do SIGAA. As dificuldades impactam três dimensões fundamentais: a eficácia (capacidade de concluir tarefas), a eficiência (esforço necessário para realizá-las) e a satisfação (sensação de segurança e conforto ao usar o sistema). A estrutura do SIGAA, com menus extensos e submenus complexos, somada a falta de tutoriais, orientações ou materiais de apoio acessíveis, compromete a autonomia dos usuários, e a ausência de adaptações linguisticas em Libras resultou em uma baixa avaliação da usabilidade, que, em termos quantitativos, foi avaliada pela escala System Usability Scale (SUS) e revelou uma média de 46,92 pontos - indice abaixo do esperado para sistemas considerados usáveis. Embora 96% dos participantes tenham afirmado ser fluentes em português escrito, o uso de linguagem técnica e a ausência de tradução em Libras dificultaram a compreensão, o que demonstrou que a baixa usabilidade do SIGAA tem relação profunda com o perfil do estudante surdo que utiliza a Libras nas suas interações comunicacionais. Como desdobramento prático da pesquisa, foi elaborado o material instrucional "Manual em Libras SIGAA", que apresenta instruções em Libras, orientando passo a passo a realização de tarefas acadêmicas como matrícula, envio de atividades e consulta de notas, Sabendo que a pessoa surda compreende o mundo predominantemente por meio do canal visual, os sistemas digitais devem estar disponíveis em formatos que priorizem essa linguagem, como símbolos visuais, legendas, alertas gráficos e, especialmente, janelas de tradução em Libras. A inclusão da comunidade surda no processo de redesign do sistema é imprescindível. Alinhado ao principio "Nada sobre nós, sem nós", destaca-se que a participação ativa desde o planejamento até a validação das soluções é o caminho mais eficaz para garantir um SIGAA verdadeiramente acessível. A conclusão visa não apenas atender as obrigações legais, mas também contribuir para a construção de um Estado Democrático, promovendo respeito e aceitação das minorias, com impacto positivo nas políticas de inclusão no ensino superior brasileiro,
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64564
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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